Contra dengue, Prefeitura promove ação de orientação nos Terminais de Ônibus

Publicada em 03/03/2024 às 08:00

A Prefeitura de Jundiaí, a partir de terça-feira (3), promove ações de orientação e conscientização sobre a dengue nos Terminais de Ônibus. Coordenada pelas Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Mobilidade e Transporte (UGMT), a iniciativa integra as estratégias intersetoriais do Município de combate e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite as arboviroses zika e chikungunya.

O Terminal Colônia será o primeiro. Das 9h às 16h, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) abordarão os usuários para sensibilizar sobre a importância da eliminação de quaisquer objetos que podem acumular água, servindo de criadouro para o mosquito. Para ampliar o conhecimento sobre o ciclo do Aedes, sintomas da doença e sobre plantas medicinais e aromáticas com ação repelente, equipes da saúde também estarão com barracas educativas no local.

Na barraca educativa, a população poderá conhecer o ciclo do mosquito

“Jundiaí atua em várias frentes para conter o avanço da dengue. Os Terminais são locais de grande circulação de pessoas e, a partir desta ação, vamos pulverizar ainda mais a informação para que a população compreenda a importância da eliminação dos focos do mosquito. 85% dos criadouros estão nas residências. O engajamento de cada um de nós é um fator essencial neste momento em que os casos da doença aumentam a cada dia. O clima é favorável ao Aedes aegypti e a dengue é uma doença que pode se agravar e matar. Não podemos perder vidas.”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Ao longo da semana, a ação se entenderá aos Terminais Central, Vila Arens e Hortolândia. “Inicialmente, o foco são esses quatro terminais que fazem a ligação com todo o sistema de transporte coletivo da cidade e por onde circulam quase 12 mil pessoas por dia. Fazemos um chamado para que todos se atentem às orientações e aos cuidados básicos para evitarmos que o mosquito nasça”, destaca o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Alberto de Queiroz Junior.

A ação ocorrerá até sexta-feira. O objetivo ampliar as informações para a prevenção da doença

Cenário
O País soma mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue. Jundiaí, conforme o último Boletim de Arboviroses, registra 982 casos, sendo 790 autóctones, 114 importados e 78 em investigação para determinação de local de transmissão. 1.083 exames aguardam resultado.

Os dados estão disponíveis na página sobre a dengue: https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/, que também conta com informações sobre a rede de atendimento e as medidas de prevenção.
Desde dezembro, a Prefeitura, a partir da Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí -, monitora diariamente os dados. Em todo o Município, ações foram reforçadas para o combate e enfrentamento da dengue e demais arboviroses.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/03/contra-dengue-prefeitura-promove-acao-de-orientacao-nos-terminais-de-onibus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original