Ações contra a dengue seguem sendo reforçadas, mas casos aumentam

Publicada em 06/03/2024 às 17:31

Mesmo com ações diárias para o combate e enfrentamento da dengue, Jundiaí registra aumento de 27% nos casos, desde o último boletim no dia 1º de março. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (6). O Município acumula 1.246 ocorrências – 264 a mais – e está com 1.272 exames no aguardo de resultados. Os casos autóctones, ou seja, adquiridos no Município, cresceram 22% e os importados, 11%. O governo de São Paulo decretou estado de emergência para a doença.

O bairro Ivoturucaia, que desde de dezembro recebe ações, como orientação casa a casa, busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti, coleta extra de inservíveis e nebulização veicular, segue sendo a região com mais casos: 334. Na sequência estão: Vila Ruy Barbosa, com 64; Vila Nambi, com 46; Jardim Tamoio, 40; Vila São Sebastião, 32; e o Centro, com 32 ocorrências.

Sábado, a região central recebeu as equipes

“Desde o ano passado, colocamos em prática uma séria de medidas adicionais para conter os casos. Em toda a cidade, estamos trabalhando de maneira intersetorial e levando a informação para que a população se conscientize. Não podemos controlar a chuva e a temperatura, que estão favoráveis ao mosquito, mas podemos cuidar das nossas casas, do nosso ambiente, eliminando tudo o que possar acumular água e servir de criadouro para o Aedes. Mesmo com todos os alertas, focos do mosquito são localizados nas residências. A dengue é uma doença evitável e precisamos agir para não perdemos vidas”, afirma o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Nesta quarta-feira, em complemento as estratégias, os bairros Vila Nambi e Ruy Barbosa receberam nebulização veicular para conter o avanço da transmissão. Até sexta-feira (8), usuários do serviço de transporte estão sendo sensibilizados pelas equipes da Saúde nos Terminais de Ônibus. No final de semana, as equipes farão novo mutirão nas Vilas Nambi e Ruy Barbosa.

Ações extra para a coleta de inservíveis estão entre as estratégias da Prefeitura para conter os casos

Rede de atendimento
A Prefeitura orienta que tendo sintomas da doença – febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulação, manchas na pele, dor nos olhos e fraqueza – a pessoa procure os equipamentos da Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família – para atendimento pela equipe de saúde, preferencialmente no período da manhã.

Os casos graves devem ser direcionados ao Pronto Atendimento (PA) Hortolândia (abertura às 7h e fechamento dos portões às 21h) e à UPA Vetor Oeste (atendimento 24h). Os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente grave são: dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes, sangramento de mucosas e alteração de consciência.

Todas as informações referentes à dengue estão disponíveis na página lançada pela Prefeitura, onde é possível acompanhar, além do cenário, as ações previstas no Plano Municipal de Vigilância das Arboviroses 2024-2025.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/06/acoes-contra-a-dengue-seguem-sendo-reforcadas-mas-casos-aumentam/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original