Kits de brincar são entregues a famílias de Jundiaí

Publicada em 07/03/2024 às 08:00

Como parte de um projeto desenvolvido em parceria entre a organização Descobrir Brincando e a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz receberam kits de brincar nos últimos dias. O projeto-piloto chamado “Do colo ao chão” tem como objetivo promover espaços de brincar seguros para serem utilizados, no dia a dia, pelas famílias com crianças de 0 a 12 meses, que são acompanhadas pela equipe de Primeira Infância da UGADS.

O kit “Do Colo ao chão”, composto por um um tapete, argolas de madeira, lenço e caixa como elemento do brincar, foi disponibilizado pela iniciativa Descobrir Brincando, parceiro técnico da iniciativa Urban95, da qual o Município faz parte. Inicialmente, foram sorteados e entregues alguns kits a famílias de várias regiões da cidade. Após a avaliação da usabilidade das famílias, que será realizada durante nove meses nas visitas do Programa Criança Feliz, o projeto pode ser ampliado.

Família do pequeno Deusdedith recebe o kit de brincar e as instruções

“Os kits estão atrelados ao acompanhamento e a coleta de dados sobre seu uso, a relação do brincar e o desenvolvimento motor dos bebês, além da interações com os adultos cuidadores. É mais uma forma de acompanhar o desenvolvimento infantil, de forma a fortalecermos os vínculos”, disse a coordenadora da Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Município, Larissa Souza.

A família do bebê Deusdedith Boaventura Neto, de 7 meses, recebeu o kit nesta quarta-feira (06) junto a uma visita do Programa Criança Feliz. “Essas brincadeiras ajudam bastante a interagir com as crianças e estimular a convivência com outras. O Programa Criança Feliz me ajuda muito e ajuda as crianças se desenvolverem”, disse a avó do pequeno, Marta Regina Matheus.

“A proposta do Criança Feliz é de fortalecimento de vínculo e da ludicidade durante a gestação e a primeira infância. A ideia é acolher a comunidade, oferecer serviços e programas, participar do desenvolvimento e acompanhar a evolução dessas crianças”, enumera a gestora da UGADS, Maria Brant.

Crianças da família aproveitam e já começam as brincadeiras

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/07/kits-de-brincar-sao-entregues-a-familias-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original