Experiências Turísticas de Jundiaí enriquecem oferta local e ampliam número de visitantes

Publicada em 10/03/2024 às 08:00

Seguindo as principais tendências do turismo mundial, os empreendimentos do turismo rural de Jundiaí têm estruturado inúmeras experiências para diferentes perfis de turista. Os negócios são atendidos pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), por meio do Departamento de Turismo.

“O turismo rural de Jundiaí é um importante impulsionador de renda e empregos para nossa cidade. Não à toa, somos tricampeões do Prêmio Top Destinos Turísticos, o que evidencia o trabalho desenvolvido por Jundiaí e pelos seus empreendedores que tanto se dedicam ao Turismo Rural”, declarou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Colhe e pague é uma das opções oferecidas nos estabelecimentos de Jundiaí

Jundiaí cresceu 166% em número de estabelecimentos agregados em uma década. Dos 30 espaços dedicados ao turismo rural em 2013, a cidade passou a contar com 87 em 2023. O crescimento reflete na economia, com a geração de mais empregos e renda para o setor. Segundo dados da Prefeitura, Jundiaí recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano, com consumo médio de US$ 70 por pessoa/por dia.

“O turismo de experiência vem crescendo de maneira exponencial nos últimos anos, acompanhando a mudança de comportamento do consumidor. Turistas não querem mais simplesmente verem ou estarem em determinados locais. O turista quer participar, conhecer, vivenciar e se envolver com a visita turística”, disse a diretora de Turismo, Marcela Moro. Em Jundiaí, os empreendimentos têm planejado e implementado experiências diferenciadas para atrair e fidelizar turistas.

O Sítio Serra das Paineiras, por exemplo, oferece aos visitantes trilhas com vivências de yoga e experiências que incluem astronomia e gastronomia. Observação de astros, palestras sobre constelações e o céu são algumas das opções oferecidas.

Já a Casa de Pizzo, localizada na Rota do Vinho, oferece uma experiência de harmonização de vinhos produzidos na vinícola com pratos também elaborados no local, além de uma visita à produção de uvas e ao pomar do sítio, que possui mais de 100 variedades de frutas catalogadas.

No Sítio Pietra Santa, localizado no bairro São José da Pedra Santa, o turista tem a oportunidade de fazer um piquenique sob as parreiras e ainda degustar vários produtos do empório local.

Já na Rota do Castanho, a Vinícola Castanho oferece uma imersão na produção de vinhos, com visita à produção de uvas, produção de vinhos e degustação conduzida dos vinhos da casa, no seu Tour do Vinho.

Passeios turísticos com vinho também são realizados

E a Rota da Cultura Italiana oferece várias experiências incríveis para turistas. A Tre Sorelle Massas Artesanais oferece a oportunidade de que o turista produza sua própria massa artesanal e faça a degustação, acompanhada de vinhos produzidos na região e molhos finalizados por um chef.

A Adega Santa Cecília, além de oferecer um passeio completo pelo sítio, oferece também harmonizações dos vinhos produzidos na casa com iguarias da região, além do colha e pague no período da safra de uva.

No cardápio de experiências de Jundiaí, a Giffa Cervejaria, que faz parte da Rota da Cerveja Artesanal, também criou uma experiência de visita à Fábrica de Cervejas, degustação com as variedades produzidas, harmonizadas com um cardápio especialmente desenvolvido com pratos que utilizam também a cerveja como ingrediente. A cervejaria ganhou duas medalhas de Ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas, o maior concurso de cervejas da América Latina.

Cervejarias artesanais são um dos atrativos das experiências turísticas

Para os amantes de café, a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, situada na Rota da Uva, oferece uma experiência de imersão na história das fazendas produtoras do século XIX. Com visita ao Museu do Café e uma aula sobre os processos de seleção e produção, visita à casa sede e almoço, a fazenda oferece várias opções de vivências aos visitantes.

A equipe do Michelin Frutas e Cereais encanta com sua visita de trenzinho à produção e várias experiências de colha e pague ao longo do ano, conforme a safra, incluindo pêssego, uvas e lichias.

“As opções são inúmeras e têm enriquecido muito a vivência dos turistas e ampliado sua permanência na cidade, bem como a produção local, por meio da comercialização direta. Estamos muito felizes que hoje podemos oferecer um cardápio diversificado em Jundiaí, o que amplia ainda mais seu interesse pela nossa cidade, resultado de incentivo e assessoria técnica”, informou Eduardo Alvarez, gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo. A variedade de atrações de turismo rural e interesses pelas rotas turísticas da cidade, que são oito, podem ser conferidas no site do Turismo Jundiaí.

Jundiaí cresceu 166% em número de estabelecimentos turísticos agregados em uma década

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/10/experiencias-turisticas-de-jundiai-enriquecem-oferta-local-e-ampliam-numero-de-visitantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original