Jundiaí registra 12º maior PIB per capita do Brasil

Publicada em 10/03/2024 às 08:00

Com uma gestão séria e pautada na eficiência, Jundiaí acostumou-se a figurar no topo dos principais rankings que atestam as melhores cidades do Brasil. Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ranking de Competitividade dos Municípios, o Centro de Liderança Pública (CLP) colocou Jundiaí como o 12ª colocado no ranking de municípios com o maior PIB per capita do país. Se considerar apenas no Estado de São Paulo, a cidade ocupa a 5ª posição.

O PIB per capita é um indicador que ajuda a medir o grau de desenvolvimento econômico de um município, estado ou país. Ele é calculado pela razão entre o Produto Interno Bruto (PIB) municipal no ano e a população do município, ou seja, o valor do PIB dividido pelo número de habitantes. Em Jundiaí o valor é de R$ 121.121,30.

“Jundiaí é uma cidade organizada, com grande representatividade no cenário nacional. As ações de fomento ao desenvolvimento econômico e de qualidade de vida tornam a cidade atrativa aos negócios. Com isso, empresas dos mais variados portes se instalam no município, geram riqueza e contribuem para alcançarmos os principais rankings nacionais”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Jundiaí avança e se desenvolve sem deixar as pessoas para trás

O PIB per capita é mais um dos tantos indicadores positivos registrados pela cidade. Atualmente, Jundiaí ocupa a 18ª posição no ranking nacional (entre 5.570 municípios) e a 7ª no Estado de maiores economias. Além disso, o município tem o 8º maior parque industrial do Estado de São Paulo, a 6ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil, os R$ 13 bilhões de investimentos previstos no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, entre tantos outros.

Há ainda todo o trabalho na linha de desburocratização dos serviços e exploração da liberdade econômica de empresários e empreendedores. A medida acelera o crescimento e, consequentemente, os recursos para investimentos estruturantes e sociais.

“O mais importante é que transformamos toda essa riqueza em investimentos sociais para a cidade. O Plano de Governo do Prefeito Luiz Fernando Machado sempre foi direcionado ao capital humano. Por isso conquistamos avanços em todas as áreas e trabalhado para oferecer, cada vez mais, serviços públicos de excelência que impactam positivamente na vida de todas as pessoas e preparam o município para lidar com as questões a longo prazo”, avalia o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/10/jundiai-registra-12o-maior-pib-per-capita-do-brasil/