Arquivo Histórico: periódicos locais estão entre os novos documentos disponíveis no Acervo Digital

Publicada em 11/03/2024 às 08:00

Lançado em dezembro do ano passado, como parte das entregas da Prefeitura pelo aniversário de 367 anos de Jundiaí, o Acervo Digital do Arquivo Histórico municipal continua em plena expansão. Até agora, a plataforma digital saltou de 140 livros ou encadernações, com mais de seis mil documentos em potencial, disponíveis para consulta e download no lançamento, para cerca de 200 publicações.

Entre os novos documentos disponíveis na seção da Hemeroteca (coleção de periódicos como jornais e revistas), estão as edições do “Jornal de 2ª”, periódico jundiaiense lançado em 1975, que entram no ar semanalmente, sempre às segundas-feiras, para manter a periodicidade da publicação original.

CONFIRA AS EDIÇÕES DO ‘JORNAL DE 2ª’

“A disponibilização destes documentos reafirma o compromisso da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com o Jornalismo da cidade, representado por grandes nomes, como Antonio Raimundo de Oliveira, Sandro Vaia, Jayme Martins, Sérgio Rondino, Erazê Martinho, Ademir Fernandes, João Batista Figueiredo e Casimiro Brittes Figueiredo. No caso do Jornal de 2ª, trata-se de um periódico sobre Política, Cotidiano, Cultura e grandes entrevistas, formado por um time fantástico e combativo, que durante os anos duros da Ditadura não tinha medo de ninguém”, explica o diretor do Departamento de Museus da UGC, Paulo Vicentini, departamento ao qual está vinculado o Arquivo Histórico.

Acervo também tem a atuação dos jovens do programa ‘Ressignificando Histórias’

Também integram a Hemeroteca outros importantes periódicos na cidade, como o jornal “A Situação”, que surgiu em 09 de julho de 1911; as 22 edições da “Sultana”, revista que surgiu em 30 de setembro de 1928; e as 27 edições do “Jornal Rio Branco”, publicado pela primeira vez em 01 de junho de 1986.

Vicentini adianta ainda que, na seção da Hemeroteca, além da sequência por lotes dos periódicos já disponíveis, está prevista, em breve, a disponibilização de mais títulos, como “A Comarca” e “O Jundiaiense”.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido. “O trabalho desenvolvido pela preservação e democratização da memória da cidade, resultado do trabalho do Departamento de Museus, mais uma vez coloca Jundiaí como exemplo para todo o País. Neste caso, além do trabalho técnico da equipe, o resultado do serviço disponível gratuitamente aos interessados passa também pelas mãos dos jovens do programa ‘Ressignificando Histórias’, que, sob a supervisão do Arquivo, contribuem para potencializar a disponibilização do material.”

Mais Acervo Digital
Disponível no site da Cultura, a ferramenta on-line foi viabilizada junto à Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) e à SISMU, empresa renomada do segmento, em parceria com a Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) e a Câmara Municipal.

Além da Hemeroteca, o Acervo Digital é dividido em outras três grandes coleções – Colonial, Imperial e Republicana -, das quais fazem parte documentos como Livros de Diligências Policiais, Traslados de Cartas de Data, Óbitos de pessoas escravizadas, Atas do Tribunal do Júri, além das Atas da Câmara.

O Arquivo Histórico fica no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), na avenida União dos Ferroviários, 1760. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4589-6817 ou pelo e-mail arquivohistorico@jundiai.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/11/arquivo-historico-periodicos-locais-estao-entre-os-novos-documentos-disponiveis-no-acervo-digital/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original