VISAM intensifica vistorias em Pontos Estratégicos

Publicada em 13/03/2024 às 16:48

“Estamos sempre de olho em tudo. Viramos as peças e gastamos 25 litros de água sanitária todos os meses, jogando em alguns pontos para aumentar a segurança. Estamos protegendo a nós mesmos. Nunca tivemos dengue, mas sabemos o quanto é ruim”, comentou o responsável por uma autopeça, Caetano Silva, logo após receber a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Em Jundiaí, 125 Pontos Estratégicos (PEs) estão sendo vistoriados, semanalmente ou quinzenalmente, pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM). Nos primeiros dez dias deste mês, já foram 44 visitas. Além de autopeças, são verificados estabelecimentos como borracharias, comércios de recicláveis, floriculturas, empresas e ferros-velhos, locais propícios por suas características a terem grande quantidade de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Silva entende a importância de manter o ambiente livre do mosquito da dengue

“Essa atividade integra as ações permanentes realizadas na cidade, ao longo do ano. Devido ao atual cenário, dependendo do setor, ampliamos a periodicidade das visitas, porque havendo criadouros, a dispersão do mosquito é facilitada. Todo cuidado neste momento é pouco”, explica a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

Desde novembro, a VISAM também implementou uma série de treinamentos voltados aos responsáveis por PEs, para reforçar as orientações para a prevenção e controle das arboviroses (além da dengue, a zika e a chikungunya) e ampliar os conhecimentos sobre a Resolução Estadual e o Código Sanitário Estadual, que sustentam as ações de fiscalização do Município, realizadas nos locais.

“Fruto desse trabalho tem sido a atuação proativa dos responsáveis pelos estabelecimentos. Nas vistorias deste mês, encontramos quatro focos com larvas. De imediato, notificamos e os responsáveis promoveram as mudanças necessárias para evitar os criadouros. É fundamental que sejam eliminados quaisquer objetos que possam acumular água e ficarmos atentos aos ambientes sempre após as chuvas para que não passe nada”, acrescenta a biomédica.

Neste mês, 44 PEs já foram vistoriados. Equipes vistoriam os ambientes e reforçam as orientações

Cenário
Dados atualizados nesta quarta-feira (13) mostram que a cidade contabiliza 1.751 casos de dengue. Desse total, 1.449 são autóctones, 142 importados e 160 estão em investigação para determinação de local de transmissão. 1.718 exames aguardam resultado. No País, já são mais de 1,5 milhão de casos prováveis da doença segundo o Ministério da Saúde.

O Boletim de Arboviroses e demais informações sobre a dengue estão disponíveis na página: https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/.

A Prefeitura, desde dezembro, a partir da Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí -, monitora diariamente os dados. Em todo o Município, ações foram reforçadas para o combate e enfrentamento da dengue e demais arboviroses.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/13/visam-intensifica-vistorias-em-pontos-estrategicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original