Atendimento do Cadastro Único nos territórios oferece conforto aos moradores

Publicada em 15/03/2024 às 11:35

O atendimento presencial do Cadastro Único, que é realizado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Pop, tem proporcionado maior conforto e comodidade aos munícipes. O novo atendimento começou em fevereiro deste ano. Em um mês, já foram realizados 1.152 atendimentos no geral, sendo 222 famílias atendidas nos CRAS e 189 em visitas domiciliares.

Moradora do Agapeama, dona Palmira Del Grossi Souza foi ao CRAS Sul, no Jardim Santa Gertrudes, realizar a atualização cadastral periódica do benefício. “Nunca deixei de fazer certinho a atualização do Benefício de Prestação Continuada, que me ajuda muito no dia a dia. E aqui no CRAS o atendimento ficou muito bom”. As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) devem manter seus dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Essa atualização precisa ser feita, no mínimo, a cada dois anos para garantir a manutenção do benefício. O Cadastro Único é responsável pelo gerenciamento de dados de beneficiários de programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Dona Palmira Del Grossi Souza recebeu o atendimento do Cadastro Único no CRAS Sul

Beneficiários que têm dúvidas, aguardam aprovação de benefícios ou estão situação de averiguação cadastral realizada pelo Governo Federal serão contatados pelas equipes para a data e local onde serão atendidos. O atendimento, exclusivamente por telefone, pode ser feito pelos números (11) 4522-4568 (fixo) e pelo WhatsApp nos telefones: (11) 94033-0084 e 91711-8421, das 8h às 17h, de segunda a sexta.

Após o agendamento, os atendimentos serão realizados diretamente nos equipamentos de referência dos usuários, que são as unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Pop. O serviço da nova central do Cadastro Único é vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e é operado em parceria com a OSC Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Cultural (Indesc).

Atendimento presencial do Cadastro Único é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Pop

“Com essa nova sistemática, estamos diminuindo o deslocamento das famílias realizando o atendimento presencial diretamente nos CRAS, próximo ao território do beneficiário, sem que ele tenha que fazer o deslocamento ao centro da cidade, como era antes. Além, é claro, do atendimento por telefone e por WhatsApp no caso de dúvidas, o que também proporciona mais agilidade nos processos”, disse a diretora do Departamento de Vigilância Social da UGADS, Renata Mangieri.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/15/atendimento-do-cadastro-unico-nos-territorios-oferece-conforto-aos-moradores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original