Espetáculo circense inicia projeto com estudantes no Jardim Guanabara
Publicada em 15/03/2024 às 18:06Uma apresentação animada e interativa com o palhaço Doutor Pichuruca deu início, nesta sexta-feira (15), ao projeto Vivências Culturais na Emeb Professora Isabel Christina Marques de Oliveira, no Jardim Guanabara.
Com foco na sustentabilidade e democratização do acesso às artes e à tecnologia por meio de oficinas desenvolvidas semanalmente, ao longo deste semestre, a iniciativa chega a Jundiaí por meio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac) do Ministério da Cultura e patrocínio da empresa Astra – que possui uma de suas unidades instalada no bairro. No total, o projeto será desenvolvido com cerca de 90 crianças, das turmas dos segundos e terceiros anos do período vespertino na escola.
Um dos mais sorridentes da plateia, o pequeno Luís Miguel Souza, de seis anos, gostou mais da parte em que o palhaço andou de monociclo. “Foi a parte mais engraçada, por que além de se equilibrar, ele também fez malabarismo”, comentou o estudante do 1º ano B, da professora Talita.
Já a Sofia Dias, da mesma idade, foi uma das que ajudaram o palhaço na apresentação. “Quando eu estava sentada, eu já tinha percebido que era ele quem mexia e falava pelo boneco. Mas quando cheguei perto pude ver melhor.”
A produtora cultural Paula Pimenta, que irá conduzir as formações ao longo do semestre, explica a proposta. “Vamos atuar na criação de brinquedos, na importância do livre brincar e da autonomia das crianças e em releituras de obras de artistas famosos. Tudo isso a partir de materiais de reuso oriundos de uma parceria com associação de coletores, para que as crianças compreendam que brinquedos não vêm só das lojas e para que eles ressignifiquem o uso dos materiais utilizados. Ao final do semestre, isso tudo vai virar uma exposição aqui na escola.”
A gestora da Educação, Vastí Ferrari Marques, ressaltou a importância do projeto. “Iniciativas como esta se somam ao que a Prefeitura, por meio dos programas Escola Inovadora e Cidade das Crianças, tem proporcionado aos nossos meninos e meninas, com foco na sustentabilidade, importância do brincar e repertorização de suas vivências e aprendizagens. Vale destacar ainda a importância da conexão dos conteúdos introduzidos com o Currículo Jundiaiense, em vista da atenção com o diálogo com os diferentes anos, ciclos ou segmentos em que a criança se encontra.”
O projeto conta ainda com a produção de Calla Produções e parceria com a Associação de Moradores da Região do Retiro e da empresa Alianzze Incentivos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original