Análise aponta que 90% dos focos encontrados são Aedes aegypti

Publicada em 15/03/2024 às 17:08

Nas 11 primeiras semanas deste ano, 463 amostras de larvas foram coletadas durante as ações de prevenção e combate à dengue na cidade. Desse total, 419 – 90% – eram do mosquito Aedes aegypti. O prato de vaso continua sendo o grande vilão.

Em Jundiaí, o levantamento para a identificação de mosquitos é realizado desde 2002. As larvas são recolhidas em 100% dos criadouros encontrados pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), durante as ações em imóveis e Pontos Estratégicos (PEs).

“Após a coleta das amostras, de imediato, é feita a eliminação pela equipe do foco e uma varredura no entorno para a localização de mais criadouros. No laboratório da VISAM, fazemos a identificação entomológica. Além da alta positividade para o Aedes, os dados indicam que toda a cidade está em risco, com a circulação da espécie, sendo fundamental que a população elimine quaisquer objetos que possam acumular água”, afirma a gerente do órgão, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

As larvas coletadas são levadas para o laboratório para análise

Números
Nesta sexta-feira (15), Boletim aponta que a cidade registra 1.883 casos, sendo 1.469 autóctones, 142 importados e 272 estão em investigação para determinação de local de transmissão. 1.892 exames estão no aguardo de resultado. O bairro Ivoturucaia acumula 396 ocorrências, seguida pela Vila Ruy Barbosa, com 93 e Jardim Tamoio.

“Seguimos com cenário alarmante e os dados apontam a necessidade de mais mobilização por parte da população. A dengue pode ser prevenida. Se o mosquito não nasce, não temos a doença. Mas, lamentamos ainda encontrar objetos com água parada nos imóveis, em pratos de vasos, principalmente, mesmo com a mobilização da cidade para orientação e conscientização”, enfatiza o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A Prefeitura, desde dezembro, a partir da Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí -, monitora diariamente os dados. Em todo o Município, ações foram reforçadas para o combate e enfrentamento da dengue e demais arboviroses.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/15/segundo-analise-90-dos-focos-encontrados-sao-mosquito-aedes-aegypti/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original