Dengue: VISAM realiza nebulização veicular na Vila Rami

Publicada em 20/03/2024 às 17:11

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza nesta quinta-feira (21) nebulização veicular na Vila Rami. A estratégia visa conter a transmissão da dengue no bairro, que acumula 50 casos, dos 2.033 registrados no Município.

O trabalho terá início às 6h. O equipamento utiliza baixo volume de inseticida e elimina o mosquito adulto no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nas árvores e nos muros. A recomendação é para que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.

O inseticida e elimina o mosquito adulto. População tem acabar com os criadouros

“Seguimos em alerta, com várias estratégias para o enfrentamento e prevenção. O bairro recebeu ação casa a casa de orientação aos moradores e busca de criadouros. Agora, vamos complementar com a nebulização que atinge o Aedes aegypti adulto. Continuará sendo fundamental que a população faça a eliminação de quaisquer objetos que possam acumular água dos imóveis e o descarte correto do lixo, senão novos mosquitos vão nascer e os casos aumentarão”, alerta o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Boletim
O Boletim de Arboviroses divulgado nesta quarta-feira (20) também mostra que do total de casos de dengue na cidade, 1.744 são autóctones, 147 importados e 142 estão em investigação para determinação de local de transmissão. 2.483 exames estão no aguardo de resultados. Jundiaí, neste momento, regista uma morte suspeita para a doença.

Em todo o Município, ações estão reforçadas. A partir da Sala de Situação da Saúde — composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão —, desde dezembro, o cenário é monitorado diariamente para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/20/dengue-visam-realiza-nebulizacao-veicular-na-vila-rami/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original