Campanha contra gripe começa segunda-feira

Publicada em 21/03/2024 às 16:38

Jundiaí inicia na próxima segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). A primeira etapa contemplará os idosos, público mais suscetível a desenvolver a forma mais grave da doença.

Entre segunda e quarta-feira (27), a aplicação será exclusiva para idosos a partir de 70 anos. Já entre os dias 1 e 5 de abril, para idosos com 60 anos ou mais. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família e serão aplicadas, exclusivamente, das 8h30 às 11h30. No período da tarde, o atendimento das salas de vacinas dos equipamentos será para a aplicação dos imunizantes da rotina.

“A vacina contra a Influenza é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes. Neste ano, houve a antecipação da campanha, que tradicionalmente começa em abril, em razão do aumento da circulação de vírus respiratório no País. Iniciaremos pelos idosos e, depois, abriremos para os demais grupos prioritários para que a população elegível possa estar protegida antes do inverno”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), enfermeira Maria do Carmo Possidente.

O atendimento aos idosos será, exclusivamente, no período da manhã

Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no Brasil. A dose contra Influenza pode ser aplicada junto a qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e também com o reforço contra a Covid-19.

“É importante que essa população também aproveite a ida aos equipamentos de saúde e receba o reforço contra o coronavírus. É necessário manter o esquema atualizado, ou seja, ter tomado a dose adicional da vacina bivalente nos últimos seis meses, como preconizado pelo Ministério da Saúde. A Covid-19 não parou de circular e a população idosa é a que acaba desenvolvendo as formas mais graves da doença e indo a óbito”, acrescenta.

Documentação
Para receber a vacina, será necessário apresentar documento com CPF. O registro será feito no sistema de informação, seguindo determinação do Ministério da Saúde.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/21/campanha-contra-gripe-comeca-segunda-feira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original