Educação ambiental e resiliência hídrica são temas da Semana da Água na DAE Jundiaí

Publicada em 22/03/2024 às 13:22

Rodas de conversa com servidores, ações educacionais em escolas e palestras sobre resiliência hídrica. Essas foram algumas das ações realizadas na Semana da Água da DAE Jundiaí. O evento celebra o Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22).

O objetivo foi disseminar a importância do uso consciente e o cuidado com a água. “Temos em Jundiaí uma situação hídrica segura e confortável, graças aos esforços da DAE, mas isso não quer dizer que devemos deixar de lado as boas práticas de consumo”, afirma o diretor de Mananciais da empresa, Martim Ribeiro.

Referência nacional em saneamento, a DAE Jundiaí atende 99,65% da população com redes de água e 98,81% com redes de esgoto, e 100% do que é coletado passa por tratamento e retorna limpo à natureza. “Para mantermos a excelência, seguimos com as ações de educação ambiental, para que a população entenda que todos devemos fazer nossa parte.”

O Desafio do Consumo Consciente foi lançado para os alunos das escolas La Fontaine, The Joy, Anchieta e do Sesi.

Com foco na educação ambiental e no esclarecimento sobre a qualidade do serviço de saneamento na cidade, a programação contou com o lançamento do Desafio do Consumo Consciente para mais de 500 alunos do ensino fundamental das escolas La Fontaine, The Joy, Anchieta e do Sesi.

No Mundo das Crianças, a nova atração da Casa da Árvore foi criada em homenagem à data. “Bibi, a bióloga” é uma exploradora da natureza que divulga a mensagem de consciência ambiental que caracteriza o parque. Além de falar sobre o uso consciente da água, a personagem conduz as crianças por um passeio pelo espaço, abordando as mudanças climáticas do planeta e como essas alterações afetam a vida de todos.

Nova atração do Mundo das Crianças “Bibi, a bióloga” homenageia o Dia Mundial da Água.

O Dia Mundial da Água também foi tema de palestras em uma empresa, ministrada pelo assessor de Políticas de Saneamento Francisco Manoel Netto Soares. Na ETEC Vasco Antônio Venchiarutti, o encarregado de Educação Ambiental, Danilo Resende, realizou uma apresentação sobre resiliência hídrica e a reclassificação do Rio Jundiaí para os alunos dos cursos de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho. Na DAE, estas pautas motivaram rodas de conversa conduzidas pela equipe da Seção de Sustentabilidade, com servidores, aprendizes e estagiários.

A programação da Semana da Água se encerrou nesta sexta-feira (22), com um evento realizado pela diretoria de Assuntos Regulatórios e Novos Negócios, no Auditório Planeta Água.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/22/educacao-ambiental-e-resiliencia-hidrica-sao-temas-da-semana-da-agua-na-dae-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original