Jundiaí apresenta programa Cidade das Crianças para educadores de Itu

Publicada em 26/03/2024 às 15:07

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é também o ponto focal do programa Cidade das Crianças, representou Jundiaí na tarde da última segunda-feira (25) durante a reunião de apresentação da criação do Comitê das Crianças de Itu. O encontro, realizado na Prefeitura do Município paulista localizado a cerca de 50 quilômetros de Jundiaí, faz parte dos trâmites da adesão à Rede Brasileira de Cidades das Crianças, firmada em outubro do ano passado.

“Jundiaí não é só a nossa referência regional como também nacional para balizar as iniciativas voltadas às Infâncias. Por isso quisemos que o Município pudesse compartilhar as suas ações, para que também possam tomar mais corpo aqui em Itu, incentivando a adesão de todos pelo Comitê das Crianças, que é a prática, a voz e a consolidação das ideias e das políticas para as Infâncias”, comentou o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola.

Participaram do encontro cerca de cem educadores das redes públicas municipal e estadual de ensino, além da rede particular, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental.

Reunião foi realizada no auditório da secretaria de Educação, com educadores das redes pública e particular

Peroni fez uma a apresentação sobre o programa municipal e a Rede Brasileira, da qual Jundiaí é sede, e reforçou a importância da adesão dos participantes na reunião. “É importante frisar que esta Rede e este conceito aos quais Itu decidiu aderir falam de temas que envolvem mudanças de comportamento, e isso não se resolve num passe de mágica. É sobre garantir o direito à autonomia das crianças, sobre convivência e socialização, sobre priorização de investimentos e tomada de decisões. Não se trata de um projeto apenas educativo e pedagógico. Ele passa sim pela escola e pelos educadores, mas deve ser encarado como um projeto de cidade, que depende da adesão de todos e da vontade política dos gestores. Por isso a importância deste encontro de sensibilização.”

A promotora de participação do Comitê das Crianças de Jundiaí Adriana Uemori deu detalhes da composição e cronograma de ações do grupo ao longo do ano. Adriana destacou também algumas conquistas para o Município a partir dos documentos finais entregues pelas composições anteriores ao prefeito, como a construção do Mundo das Crianças, a instalação de Parques Naturalizados, além da preocupação delas com a arborização e inclusão nos ambientes.

A secretária-adjunta de Educação de Itu, Sílvia Sório, apresentou as diversas iniciativas do Município relacionadas à adesão à Rede e compartilhou que, inspirados no modelo jundiaiense, além das 24 vagas destinadas ao sorteio de 12 meninos e 12 meninas das diversas regiões da cidade, o grupo ituano contará com uma vaga exclusiva para o sorteio de crianças com deficiência, pedido do Comitê jundiaiense de 2022.

Também participaram da reunião diversos secretários municipais e vereadores de Itu.

Rede Brasileira
Criada em 2013, a Rede Brasileira de Cidades das Crianças já conta com 14 integrante de todo o País. Municípios interessados na proposta e na adesão podem obter mais informações pelo e-mail cidadesdascriancas@jundiai.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/ Angélica Estrada


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/26/jundiai-apresenta-programa-cidade-das-criancas-para-educadores-de-itu/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original