Fundação Serra do Japi lança conteúdos para o trabalho de educação ambiental com as crianças

Publicada em 05/04/2024 às 15:03

Na manhã de quinta-feira (04), a Fundação Serra do Japi, em parceria com o Consórcio PCJ, lançou dois vídeos institucionais que serão usados nos trabalhos de educação ambiental junto às crianças da rede municipal de ensino. A ação se soma ao relançamento de um gibi que também é usado nas atividades. O encontro contou com a participação da Unidade de Gestão de Educação (UGE).

“Um dos principais objetivos da Fundação são as atividades de Educação Ambiental e que trazem à população um despertar de uma consciência coletiva para a preservação. Quando pensamos esse trabalho com as crianças, buscamos abrir a mente de cada uma para a ciência e para a importância da preservação do meio ambiente. Por isso, idealizamos, elaboramos e confeccionamos os gibis e os vídeos”, disse a superintendente da Fundação, Vânia Plaza Nunes.

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação, apresenta os vídeos aos profissionais da Educação

Os objetivos específicos do projeto desenvolvido pela Fundação Serra do Japi são a promoção da educação ambiental em toda a Serra do Japi, a estimulação de ações de conscientização da importância da Serra com foco na preservação e a aproximação do cidadão à Serra do Japi.

“As ações de educação ambiental promovidas pela Fundação potencializam o projeto pedagógico desenvolvido pela rede municipal. O programa Escola Inovadora, por meio da metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’, tem como objetivo levar para a vida o conteúdo visto no livro e em sala de aula, além do contato das crianças com os espaços públicos e com a natureza. Tudo isso gera um grande impacto positivo na vida delas, especialmente em relação à importância da preservação da nossa Serra do Japi”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

No encontro, os coordenadores das unidades de ensino também conheceram o material e o planejamento de ações para o ano. Além dos projetos de educação ambiental promovidos pela Fundação Serra do Japi nas escolas municipais, alinhada às propostas do programa Escola Inovadora, existe o “Programa Moramos, cuidamos e preservamos”, do Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação (UGE), somando-se às atividades de aprendizagem e desemparedamento já em prática pelas unidades escolares da rede.

“É fundamental a aproximação da comunidade, principalmente das crianças, em relação à importância do ambiente natural, já que são tantos recursos naturais existentes na Serra do Japi, como a floresta, fauna, água, entre outros atributos ambientais. Por isso, estamos fortalecendo as ações”, completa a superintendente da Fundação.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/05/fundacao-serra-do-japi-lanca-conteudos-para-o-trabalho-de-educacao-ambiental-com-as-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original