“Vovô Bem-Vindo”: Prefeitura de Jundiaí lança programa de turismo para idosos

Publicada em 05/04/2024 às 15:41

A Prefeitura de Jundiaí, por meio de uma articulação intersetorial, lançou, nesta sexta-feira (05), no Paço Municipal, um programa de turismo exclusivamente para idosos: o Projeto Vovô Bem-Vindo, que vai promover passeios gratuitos em diversos espaços públicos e estabelecimentos turísticos da cidade para grupos de pessoas com 60 anos ou mais. Nos encontros, será fornecido o transporte em ônibus tipo executivo ida e volta, além de monitoria.

“Pelas características do Turismo no município de Jundiaí, cujos segmentos de maior referência são o turismo rural, enoturismo e turismo cultural, os idosos sempre foram grupo de grande interesse. Por isso, criamos esse programa, como forma de fortalecer as políticas públicas para o idoso e proporcionar ainda mais qualidade de vida a eles”, disse o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, que representou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Nesta sexta-feira, o primeiro passeio foi realizado com um grupo de idosos que participam de programas da Prefeitura. Eles visitaram o Espaço Expressa e, posteriormente, a Adega do Português, com degustação. O programa tem como objetivo fomentar a prática de turismo por idosos do município de Jundiaí, dentro do conceito de staycation, fenômeno cujo nome nasce da junção das palavras em inglês: stay (ficar) e vacation (férias), e que tem sido considerado uma nova modalidade de turismo, em que o turista, em seu período de férias ou tempo livre, aproveita para conhecer e vivenciar as experiências das opções e atrativos turísticos de sua própria região.

“Além de atrair turistas idosos para conhecerem a cidade, o Projeto irá preparar os atrativos públicos e privados para melhor atender o público idoso, fazendo com que as pessoas sintam-se acolhidas e bem recebidas”, detalha o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.

Dados divulgados no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, disponibilizado pelo Instituto de Longevidade, colocaram Jundiaí como a 7ª melhor cidade do Brasil para envelhecer, com bom desempenho em economia, educação, trabalho e bem-estar. A cidade subiu da 16ª colocação em 2022 para a 7ª em 2023. “O financiamento dos passeios para o Vovô Bem-Vindo se deu pelo COMDIPI, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O apoio financeiro foi fator decisivo para a execução. Além de todos os programas voltados para os idosos, também temos a Assessoria de Políticas para o Idoso, que é um órgão que promove a garantia do protagonismo e participação social do idoso diretamente nas políticas públicas”, disse a Assessora de Políticas para o Idoso, Alessandra Citelli.

Os primeiros passeios para o público geral 60+ já têm datas definidas para o mês de abril: 12/04 (sexta-feira), visita ao Centro das Artes e Adega Marquesim. E 26/04 (sexta-feira), visita ao Kiosque Roseira e Vinícola Oliveira. Os passeios saem do Paço Municipal, são realizados por meio de agendamento e a inscrição só será confirmada ao final do processo.

A aposentada Maria das Graças Souza Faelis apoia a iniciativa: “Esse projeto é importante, pois tira o idoso de casa e ajuda a reaver a história da cidade. É um resgate da cultura e, também, proporciona à pessoa conhecer e se deliciar com as coisas boas de Jundiaí, que são muitas”.

“Empreendimentos turísticos de Jundiaí que desejam receber grupos do Projeto Vovô Bem-Vindo também podem se inscrever no site do Turismo Jundiaí. É uma forma de diversificarmos a programação e promovermos passeios com conforto e diversão aos idosos”, disse a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro. Os agendamentos de passeios e cadastro de empreendimentos podem ser realizados por este link: https://turismo.jundiai.sp.gov.br/projetovovobem-vindo/

Grupo inicial visitou o Espaço Expressa, onde conheceu a história do local, além da Adega do Português

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/05/vovo-bem-vindo-prefeitura-de-jundiai-lanca-programa-de-turismo-para-idosos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original