Com 616 casos de dengue, Ivoturucaia recebe ação de nebulização veicular

Publicada em 10/04/2024 às 14:34

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza nesta quinta-feira (11) nebulização veicular nas ruas do Ivoturucaia. O bairro concentra 616 casos de dengue, dos 5.128 registrados na cidade. Novo Boletim de Arboviroses foi divulgado nesta quarta-feira (10).

O trabalho terá início às 5h e complementa ação realizada pelas equipes da VISAM e pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), pela quinta vez, de vistoria nos imóveis para a busca de criadouros do Aedes aegypti e de orientação aos moradores. O equipamento de nebulização utiliza baixo volume de inseticida e atinge o mosquito adulto no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nas árvores e nos muros.

O produto elimina o mosquito adulto. Se tiver criadouro, novos nascerão

“Os casos continuam em crescimento, mesmo com as ações de contenção. A dengue é uma doença que pode se agravar e levar à morte. Alertamos que é necessário que os moradores façam a eliminação de quaisquer objetos que possam acumular água nos imóveis e o descarte correto do lixo. Nossas equipes ainda encontram criadouros dos mosquitos durante as ações, além de lixo e inservíveis descartados nas ruas e em terrenos”, lamenta o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Durante a passagem do veículo com o aparelho de nebulização, a recomendação é para que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.

Desde o dia 1 de abril, Jundiaí está em situação de emergência devido à quantidade de casos da doença e o Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue definiu novas estratégias de enfrentamento. A partir da Sala de Situação – montada em dezembro – diariamente o cenário é monitorado para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/10/com-616-casos-de-dengue-ivoturucaia-recebe-acao-de-nebulizacao-veicular/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original