“Pé de Árvore” planta 33 novas mudas em mais três bairros de Jundiaí

Publicada em 11/04/2024 às 11:06

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Programa “Pé de Árvore”, realizou o plantio de 33 novas árvores em três bairros da cidade, nos últimos dias. As mudas nativas embelezaram a paisagem na região do Retiro, Vila Alvorada e Ponte São João. O plantio foi solicitado pelos moradores.

“Esse plantio comprova o fortalecimento do programa Pé de Árvore, que conta com uma atuação intersetorial e é uma importante medida de enfrentamento às mudanças climáticas. Nos próximos meses, cerca de 600 mudas devem ser plantadas em vários bairros da cidade, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização e do Plano de Bairro Novo Horizonte e Região, atendendo a pedidos de moradores e do Comitê das Crianças pela maior arborização nas ruas e avenidas”, disse a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini.

Nas ruas Antônio Francisco Lisboa e Américo Piola, na Vila Alvorada, foram plantadas 25 mudas de espécies nativas pela DAE. No total, foram 33 árvores em três bairros

Nas ruas Antônio Francisco Lisboa e Américo Piola, na Vila Alvorada, foram plantadas 25 mudas das espécies nativas Pata de Vaca, Guanandi e Babosa Branca. O plantio foi executado pela DAE. Já no cruzamento entre a avenidas Antônio Pincinato e Arquimedes, no Retiro, foram plantadas, pela Unidam, 6 mudas da Espécie Jasmim Manga. E na Rua Joaquim Nabuco, na Ponte São João, são duas mudas de Ipê Roxo.

“Sempre que fazemos um plantio, realizamos um intenso trabalho de sensibilização junto aos moradores para falar sobre a importância da arborização, que proporciona um conforto térmico maior e ruas mais bonitas, além de ser uma importante medida de enfrentamento às mudanças climáticas. É o mesmo que já temos feito em regiões que vão receber os próximos plantios”, reforçou o assessor da UGPUMA, Victor Hugo Costa.

O programa é realizado em parceria pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que recebe as demandas e faz o projeto, com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) por meio da Unidam e do Jardim Botânico, que oferecem as mudas e executam o plantio. E também a DAE, para abertura dos canteiros nas calçadas para receber as árvores e também a execução do plantio.

Criado em 2021, o Programa Pé de Árvore promove o plantio de árvores nas calçadas em frente aos imóveis dos proprietários que solicitam e se comprometem a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores em frente ao seu imóvel podem fazer a solicitação digital pelo e-mail: urbanismo@jundiai.sp.gov.br. A preparação do local, plantio das mudas e instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura. O munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores.

Entre as avenidas Antônio Pincinato e Arquimedes, no Retiro, foram plantadas, pela Unidam, 6 mudas da Espécie Jasmim Manga

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/11/pe-de-arvore-planta-33-novas-mudas-em-mais-tres-bairros-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original