Prefeito acompanha andamento do ‘Família Acolhedora’ na Casa Transitória

Publicada em 12/04/2024 às 13:22

Nesta sexta-feira (12), o prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado da gestora de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e demais servidores da pasta, realizou uma visita à Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida, para conhecer as instalações e acompanhar o desenvolvimento do programa Família Acolhedora. Em 2024, 32 famílias se inscreveram para fazer parte do serviço.

“A modalidade de acolhimento familiar é um trabalho maravilhoso e traz inúmeros benefícios para as crianças e adolescentes, como a convivência familiar saudável, a sensação de proteção e o fortalecimento de vínculos afetivos fundamentais para o desenvolvimento socioemocional. Jundiaí é a Cidade das Crianças e a elaboração de políticas intersetoriais voltadas à infância é a nossa prioridade para reduzir as desigualdades sociais”, comenta o Chefe do Executivo.

Em visita, Luiz Fernando Machado conheceu a estrutura da Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida

O programa Família Acolhedora, promovido pela UGADS, em parceria com a Casa Transitória, consiste na busca por famílias interessadas em acolher provisoriamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O afastamento da família de origem tem como causas negligências, maus tratos, uso de substâncias psicoativas, violência e abandono. O acolhimento é dado até que a criança ou o jovem possa retornar.

“O acolhimento, segundo especialistas, proporciona o cuidado individualizado da criança. A iniciativa é inovadora, uma vez que apenas 5% das cidades brasileiras dispõem desse serviço, cujo objetivo é proporcionar um vínculo saudável, por meio de um modelo positivo, que oferece àquela criança ou ao adolescente outras possibilidades de construção de referências que vão ajudar muito na vida delas”, avalia Maria.

Importância do “Família Acolhedora” para as crianças foi ressaltada pelo Prefeito

A coordenadora do serviço de Família Acolhedora, Cristiane Rodrigues, ressalta a importância da parceria entre Casa Transitória e Poder Público. “É fundamental, pois a parceria possibilita um melhor direcionamento e possibilidade de acesso dos jovens e crianças assistidas, aos serviços oferecidos pela administração, como esporte, lazer, saúde, cultura, entre outros”.

Para dúvidas, as famílias podem entrar em contato com a Casa Transitória pelo telefone (11) 4586-7940 ou pelo e-mail coordenacao@familiaacolhedoract.org.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/12/prefeito-acompanha-andamento-do-familia-acolhedora-na-casa-transitoria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original