Contra dengue: Agapeama e Vila Esperança recebem ação de nebulização veicular

Publicada em 16/04/2024 às 17:26

Em complemento ao trabalho de vistoria em imóveis para a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti e de orientação aos moradores, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) realiza nesta quarta-feira (17) nebulização veicular nos bairros Agapeama e Vila Esperança.

O trabalho terá início às 5h. O equipamento de nebulização utiliza baixo volume de inseticida e atinge o mosquito adulto no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nas árvores e nos muros. A orientação é que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.

Apenas o mosquito adulto é eliminado com a nebulização. É importante acabar com os criadouros

A cidade acumula 5.533 casos de dengue, sendo 4.166 autóctones. A Agapeama registra 139 ocorrências e a Vila Esperança, 66. O Boletim de Arboviroses está disponível no link: https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/

A Prefeitura de Jundiaí reitera a importância da eliminação de quaisquer objetos que possam servir de criadouro para o mosquito. “O clima continua favorável ao Aedes e ainda encontramos pratos de vasos, tampinhas, baldes com água parada nas residências. Se o mosquito não nasce, não temos a doença. Reforçamos a necessidade de a população contribuir para contermos as ocorrências”, observa o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

O Município segue em Estado de Emergência. Diariamente, o cenário é monitorado a partir da Sala de Situação, montada em dezembro, para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Rede de Atendimento
Na cidade, em caso de sintomas, o paciente deve procurar a rede de Atenção Básica: Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família.

Já as pessoas com mais de 60 anos, que tenham comorbidades ou que apresentem sinais de agravamento da doença, devem buscar atendimento nos Prontos Atendimentos Hortolândia, Ponte São João e Retiro ou na UPA Vetor Oeste.

Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito. Já os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave são: dor abdominal intensa; vômitos persistentes, sensação de desmaio, diminuição da urina e sangramento de mucosas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/16/contra-dengue-agapeama-e-vila-esperanca-recebem-acao-de-nebulizacao-veicular/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original