Oficina no Fab Lab estimula o protagonismo feminino no contato com tecnologias
Publicada em 16/04/2024 às 17:21Em mais uma iniciativa do programa Escola Inovadora, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) promove no Fab Lab do Complexo Argos a oficina “Mães e Filhas na Tecnologia”. Com o objetivo de estimular o protagonismo feminino e a formação tecnológica, a atividade é voltada a estudantes meninas da rede municipal – matriculadas entre os terceiros, quartos e quintos anos -, e acompanhadas de mães, avós e até mesmo tias, interessadas em aprofundar seus conhecimentos no universo “maker”.
Ao longo de cinco encontros semanais, a proposta da oficina é permitir que, para o desenvolvimento de projetos, as duplas possam percorrer as estações e utilizar os materiais disponíveis no Fab Lab, laboratório destinado à criatividade e à fabricação digital, o primeiro no Brasil em nível municipal, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Sesi.
“A criatividade, inovação e a capacidade de encontrar soluções são atributos de todos os seres humanos, mas, historicamente, o acesso aos meios para o desenvolvimento ainda maior dessas habilidades foi negado às mulheres. Por isso, esta oficina vem ao encontro do justo estímulo ao público feminino, disponibilizando um espaço com alta tecnologia e acompanhamento de profissional técnico qualificado, totalmente gratuitos, para as nossas meninas e suas familiares”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
A Lia Anaya Soarez, de nove anos, é estudante da Emeb Professor Adelino Brandão (Morada das Vinhas) e, com a ajuda da avó Yolanda Vergara, desenvolveu no encontro dessa segunda-feira (15) porta copos estilizados, com uso dos computadores e da prensa térmica do laboratório. “Adesivei o material com desenhos de planetas, cometas e foguetes. Gosto desse tema, pois acho interessante pensar que existem outros planetas e em cada um deles tem uma gravidade diferente”, comentou a menina, que tem dúvidas se quer ser artista ou cientista.
A avó explicou o que motivou a inscrição da neta. “Foi minha nora que viu e achou importante para que ela aprenda coisas diferentes e saia do celular. Como meus horários no trabalho são mais flexíveis, me dispus a participar também”, comentou a diarista.
Já para a Mariah Clara Paião, de oito anos, o trabalho do último encontro foi na estação da solda, onde ela finalizou a instalação elétrica de sua luminária. “Mas antes, desenhei no acrílico uma patinha e o nome da minha cachorrinha, a Mili, que é da raça Maltês”, comentou a estudante da Emeb Geraldo Pinto Duarte Paes (Jardim Ermida) e que quer ser veterinária.
Acompanhando a Mariah estava a mãe, Juliana da Silva, que é técnica em operação de saneamento da DAE Jundiaí. “A geração da Mariah gosta muito de tecnologia e eu queria ver como ela se saia ao vivenciar esse tipo de prática. E foi muito interessante, logo no primeiro encontro, quando abrimos no computador o programa que usaríamos e ela reconheceu que era o mesmo que o pai dela, que é designer, usa no trabalho.”
Carolina Bertolo, diretora do Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação, ao qual o Fab Lab é vinculado, explica o formato da participação familiar em duplas. “Desta forma, mostramos para as mães, tias e avós que ainda é tempo de explorar novas tecnologias e, para as crianças, que elas também podem iniciar um percurso de aprendizagens nessa área. E, assim, unimos as gerações”, comentou.
Cada turma é composta por até 15 duplas e os encontros semanais são às segundas-feiras, das 16h às 17h30. Ao final do ciclo formativo, as participantes recebem certificado de conclusão, com as chancelas da Prefeitura e do Sesi. Há turmas programadas para realização ao longo do ano e a divulgação das vagas já foi feita pela UGE junto às unidades escolares. As responsáveis de crianças matriculadas na rede municipal interessadas em participar ainda podem conferir a disponibilidade das vagas, pelo telefone 4588-5377.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
30/11/2024
Alunos da EMEB da Flórida Mestag, no Mato Dentro, mostram projetos inovadores em feira de ciências
-
30/11/2024
Programa Ludicidadania forma mais uma turma, desta vez na EMEB Ivo de Bona, no Parque Almerinda Chaves
-
30/11/2024
Jundiaí recebe Selo Ouro do MEC em alfabetização
-
29/11/2024
Biblioteca apresenta Xadrez: escola para a vida!
Baixe as fotos desta notícia na resolução original