Agenda Cultural traz último fim de semana de Enredança, mais exposições e atrações para as crianças

Publicada em 19/04/2024 às 12:03

A programação gratuita preparada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) traz diversos destaques para este fim de semana. Entre eles, o público poderá prestigiar as apresentações da reta final do 26º Festival Enredança, as atrações voltadas ao público infantojuvenil pelo programa Cidade das Crianças e as visitações aos espaços culturais e exposições em cartaz.

Programação completa do Enredança pode ser conferida no site do festival

Enredança
Pela Mostra Competitiva, o Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) recebe as apresentações das modalidades Clássico Livre e Neoclássico nesta sexta-feira (19), a partir das 19h30; e Clássico de Repertório no sábado (20), às 19h. No domingo (21), às 18h, o Teatro também recebe a Noite de Gala do festival, com a participação especial da bailarina e coreógrafa Ana Botafogo.

CONFIRA AS FOTOS DO 26º ENREDANÇA

Ainda no domingo (21), às 15h, o festival recebe na Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro) o espetáculo “9 = 1 mulher”, do grupo saltense Faces Ocultas Cia. de Dança. A atração será viabilizada pela Lei estadual de Incentivo à Cultura – Programa de Ação Cultural (ProAC).

Para todas essas apresentações, os ingressos gratuitos ficam disponíveis para retirada um dia antes de cada atração, a partir das 10h30 na bilheteria do Centro das Artes e na internet, por meio da plataforma Sympla, e a partir das 15h na bilheteria do Teatro Polytheama. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

Já pela Mostra Paralela, as apresentações desta sexta (19) serão para os estudantes da Emeb Ivo de Bona. E no sábado (20), elas começam às 11h e serão na Sala Santos-Jundiaí do Espaço Expressa – antigo Complexo Fepasa, que fica na avenida União dos Ferroviários, 1760 e conta com estacionamento gratuito.

Ao longo do fim de semana, o festival conta ainda com a masterclass de Ballet Clássico com Ana Botafogo e a oficina de “Técnicas de chão e a importância da dança no cenário brasileiro – Dança Contemporânea”, com Poliane Fogaça e Yara Ludovico. As atividades são destinadas a interessados previamente inscritos e que tiveram sua inscrição confirmada pela Cultura.

Festival chegou este ano à sua 26ª edição, com apresentações em diversos palcos da cidade

Cidade das Crianças
Já para o público infantojuvenil, as atrações culturais do programa municipal Cidade das Crianças garantem a programação na Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens) com uma dobradinha de atrações da Trupe Pling!, sempre a partir das 10h30.

No sábado (20), o grupo apresenta “O Mapa da Imaginação”, contação de história itinerante inspirada nos Clássicos da Literatura Infantojuvenil e que traz a história de um “escritor” que entrega ao público um Mapa do Tesouro vindo diretamente da “Terra do Nunca”.

Já no domingo (21), a trupe apresenta “Curuquim: o Indígena Gigante de Jundiaí”, cortejo que mistura consciência e preservação tendo como pano de fundo a lenda originária do tempo da colonização de Curuquim, um indígena gigante que circula pela Serra do Japi guardando sua fauna, flora e seus segredos.

“Curuquim: o Indígena Gigante de Jundiaí” é a atração de domingo (21), na Fábrica das Infâncias Japy

Já na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos), os visitantes têm no sábado (20), das 10h às 17h, para visitar gratuitamente o espaço, participar da oficina de Xadrez – às 10h, aproveitar com as crianças os espaços destinados ao público infantojuvenil, conferir e realizar empréstimos do acervo e prestigiar as exposições em cartaz na Galeria Jundiaí e no Espaço de Exposições Sônia Cintra.

Exposições
No Centro das Artes, o visitante pode conferir na Galeria de Exposições Olga de Brito a exposição Olhares sobre a Serra, mostra coletiva com obras sobre a Serra do Japi, importante patrimônio ecológico de Jundiaí. Aos sábados e domingos, a Galeria pode ser visitada das 9h às 18h.

Já na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro), as exposições em cartaz são Memórias restauradas – retratos da presidência da Cia. Paulista e as mostras permanentes com os trabalhos de Diógenes Duarte Paes e de Inos Corradin. Aos finais de semana, a Pinacoteca fica aberta das 10h às 17h.

“Olhares sobre a Serra”, na Galeria do Centro das Artes, traz as obras de oito diferentes artistas

Na Biblioteca Municipal, os visitantes podem prestigiar as exposições A arte de Inos Corradin, com os trabalhos dos alunos da Emeb Marcos Gasparian no Espaço de Exposições Sônia Cintra e Dois Mundos entre nós, das artistas Cristiane Suiter, Regina Sartori e Silvia Rocha, montada na Galeria Jundiaí.

Já o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro) e o Museu dos Ferroviários (Espaço Expressa) também ficam abertos das 10h às 17h, respectivamente, com a montagem que privilegia a observação do Solar e a visitação de seus jardins, e com seu acervo permanente na mostra Ferrovias… muito além dos trilhos.

Todos os detalhes sobre as exposições nos espaços culturais podem ser consultados no site da Cultura.

Além do Museu dos Ferroviários, a memória sobre a ferrovia também está presente em exposição na Pinacoteca

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/19/agenda-cultural-traz-ultimo-fim-de-semana-de-enredanca-mais-exposicoes-e-atracoes-para-as-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original