Prefeitura aumenta oferta de oficinas culturais nas unidades dos CRAS
Publicada em 30/04/2024 às 09:36A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), aumentou a oferta de oficinas culturais gratuitas disponíveis à população nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade. Agora, são 19 novas atividades, entre dança, desenho, terapias alternativas e oficinas para idosos.
“Nós entendemos a Cultura como um ativo de transformação social fundamental, além de proporcionar o fortalecimento de vínculos comunitários por meio de diversas atividades lúdicas. Também estamos valorizando os artistas locais em todas as suas vertentes”, disse a gestora da UGADS, Maria Brant. Algumas oficinas contam com o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI).
O casal Stanislao Scarpelli e Clayde Aparecida Scarpelli aproveitou o momento de descontração. “Diverte bastante. Como temos uma certa idade, não podemos ficar parados. Faz bem para o corpo e mente”, disseram.
No CRAS Central, são oferecidas novas oficinas de Jazz, DJ e Tai Chi Chuan. No CRAS Leste, Arteterapia, Brincadeiras Teatrais e Dança circular. O CRAS Nordeste tem disponíveis oficinas de Dança Circular, além do baile do idoso.
“Um dos principais objetivos desse investimento e fortalecimento das oficinas descentralizadas é oportunizar possibilidades de descobrir habilidades, além de proporcionar descontração e integrar a comunidade aos serviços da Assistência Social”, lembrou a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Renata Bonafin Stoqui.
No CRAS Norte, estão disponíveis oficinas de Artes, Lambes e fanzines e Tai Chi Chuan. Já no CRAS Oeste, Maracatu, Jogos Teatrais e Dança Circular. No CRAS Sul, Desenho e Pintura e o Baile Idoso. Os Centros de Convivência do Idoso (CCI) também ganharam novas opções. No CCI Argos, Capoeira. Já no CCI Hortolândia, oficina de Maracatu.
Dona Rita Mariano esbanja vitalidade aos 95 anos e não abre mão de participar das atividades. “Esses bailes me salvaram da depressão, que é algo triste. Não deixo de frequentar, tanto aqui no CRAS, quanto na Argos”.
Para saber datas e horários de cada oficina, o munícipe pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de referência, ou seja, o mais próximo da residência, A lista completa dos equipamentos pode ser encontrada neste link: https://jundiai.sp.gov.br/assistencia-e-desenvolvimento-social/.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
06/12/2024
Unidades de Gestão apresentam resultados positivos sobre empregabilidade social
Baixe as fotos desta notícia na resolução original