Solidariedade: Parceiros fazem a diferença para doações ao Rio Grande do Sul

Publicada em 11/05/2024 às 16:00

Unir esforços para alcançar um objetivo. Neste caso, ajudar quem está passando por dificuldades após perder, roupas, casa, comida e, até mesmo parentes em decorrência das chuvas que atingem cidades do Rio Grande do Sul há mais de 10 dias. A Prefeitura de Jundiaí, a partir do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e a Rede Jundiaí de Cooperação, articulam ações para, não somente receber as doações da população e de empresas parceiras, como encaminhar os produtos para os gaúchos.

Nesta sexta-feira (10), saiu a primeira carreta do Funss com destino a cidade de Canoas-RS (Ulbra – Universidade Luterana do Brasil) para a distribuição, a partir da Defesa Civil Gaúcha, aos abrigos e famílias afetadas. A carga, de 30 toneladas, era composta por água, produtos de higiene e limpeza, leite em pó e fraldas. “A população de Jundiaí é solidária. Até o final da tarde de sábado (11), já recebemos e encaminhamos para o sul, 440 toneladas de doações, sendo 100 toneladas entre sexta (10) e sábado, vindas de empresas e pessoas moradoras da cidade. A junção dos esforços tem feito a diferença. Cada parceiro doa o que pode, como alimentos, água e ou transporte” , comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Carreta completamente carregada saiu do Fundo Social na manhã deste sábado (11), com destino ao sul

Nesta semana, foram recebidas doações em material e serviços da rede Tauste Supermercados, GL Foods, Boa Supermercados, Plascar, JDE Coffee, Grupo Tombini, Grupo Mirassol, Gigante Equipamentos e Transportes, Sesi/ Fiesp, Grupo Cooral, além da população em geral.

“A força do bravo povo do Rio Grande do Sul nos serve de exemplo de coragem e determinação. Merecem o nosso respeito e solidariedade. O Brasil inteiro abraça os irmãos gaúchos”, diretor do Tauste Ação Social, Guilherme Cunha.

Fundo Social voltará a receber doações na segunda-feira (13), a partir das 9h

O volume total de doações, que supera a quantidade de 10 carretas fechadas, está sendo transportado pela empresa Tombini. “Somos uma empresa de transporte com raízes na região Sul do Brasil e não poderíamos ficar alheios às necessidades dos gaúchos. Temos funcionários que residem ou têm parentes que foram atingidos nesta tragédia. Atuamos fortemente na região Sul, tão produtiva e importante para o desenvolvimento do nosso País. Vamos colaborar para, de alguma forma, amenizar um pouco do sofrimento dessas pessoas”, comenta Clecio Tombini, sócio diretor da empresa. A Tombini já participou de outras ações solidárias em Jundiaí, durante a pandemia da COVID-19 e no programa ‘Acolha um Quarto Conforte Vidas’ do Hospital São Vicente de Paulo.

“Nós fizemos uma campanha interna de arrecadação em especial de água, alimentos, roupas e produtos de limpeza com os funcionários. A GL Foods tem dentro dos seus pilares de sustentabilidade, o pilar social, que é muito forte. Decidimos nos mobilizar e também fazer essa contribuição, porque faz parte dos nossos princípios e também do nosso propósito”, comentou o Diretor de Qualidade da GL Foods, Nicholas Costa.

Luciano Boa, presidente do grupo Boa Supermercados, enfatiza que a solidariedade move o mundo e cada doação, independentemente do tamanho ou da quantidade, faz muita diferença. “Entendendo que juntos somos mais fortes, estamos recebendo as doações em uma parceria firmada com o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí. Quem quiser doar, pode entregar alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza, produtos de higiene e fraldas nas nossas unidades da Colônia, Osmundo e Centro”, afirma. “Nesta primeira etapa de arrecadação, o Boa também doou 18 mil garrafas de água. E temos ciência de que a ajuda não pode parar, o Rio Grande do Sul precisa que iniciativa privada, população e poder público sigam unidos neste mesmo propósito”, completa.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/05/11/solidariedade-parceiros-fazem-a-diferenca-para-doacoes-ao-rio-grande-do-sul/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original