Programa Pé de Árvore planta 1.375 novas mudas em Jundiaí
Publicada em 18/05/2024 às 08:00Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, o programa Pé de Árvore já plantou 1.375 novas mudas em toda a cidade desde a sua criação, em 2021. Só neste ano, 74 novas árvores nativas de diversas espécies passaram a embelezar a cidade, promover espaços mais saudáveis e cenários mais convidativos para a permanência das pessoas.
“Aqui em Jundiaí, a preservação do meio ambiente tem relevância em todas as ações de governo. E o Pé de Árvore é uma das políticas públicas que visam contribuir para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos. Por isso, levamos o programa para toda a cidade”, lembrou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Na Rua Lupércio da Silveira Pupo, na Vila Alvorada, foram 24 novas mudas: 11 de Guanandi e 13 de Resedás. O plantio conta com o apoio de moradores, como o casal Tatiana Queiroz e Lino Melhado. “Eu adoro plantas, tanto que tenho várias na minha casa. Daqui a pouco elas crescem e a rua vai ficar ainda mais bonita e fresca”.
O programa é realizado em parceria pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que recebe as demandas e faz o projeto, com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) por meio da Unidam e do Jardim Botânico, que oferecem as mudas e executam o plantio. E também a DAE, para abertura dos canteiros nas calçadas para receber as árvores e também a execução do plantio.
“Adoramos Jundiaí. Não somos daqui, mas nossos dois filhos nasceram e vão crescer na cidade”, completa o casal, que se mudou para Jundiaí há poucos anos. Para a diretora de Urbanismo de Jundiaí, Sylvia Angelini, “é muito bom quando a população reconhece a importância da arborização, especialmente no contexto atual de mudanças climáticas. A arborização melhora o conforto térmico, diminui a poluição do ar e sonora, traz benefícios para a saúde física e emocional de crianças e adultos, e ainda proporciona um espaço mais agradável para caminhar”, afirmou.
Outra região que recebeu o plantio nos últimos dias foi a Vila Rami. Nas ruas Aristarco Nogueira e Pedro Bertolini, foram 14 mudas de Ipê Amarelo. “Eu vi as equipes da Prefeitura aqui na rua e não perdi a oportunidade de pedir para que plantassem em frente ao prédio onde moro e, de presente, em toda extensão da rua. É um presente para nós”, lembra a moradora Roseli de Lima.
A preparação do local, o plantio das mudas e a instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura. O munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
09/12/2024
Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
-
04/12/2024
Percurso da infância é desenvolvido em parceria com alunos da EMEB Deodato Janski
-
03/12/2024
1ª Conferência do Meio Ambiente e do Clima elege propostas para a Conferência Estadual
-
02/12/2024
Alimentos saudáveis e geração de renda: Jundiaí ganhará mais quatro hortas urbanas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original