Agenda Cultural: Festejos Juninos, musicais, teatro, exposições no final de semana da cidade

Publicada em 14/06/2024 às 17:42

A programação cultural da cidade neste final de semana, traz com destaque a ação “Festejos Juninos”, uma proposta da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para resgatar e manter viva as tradições juninas das diversas regiões do país com diversas atrações musicais nos ritmos típicos juninos, sertanejo, canções nordestinas, forró pé de serra e canções regionais, na praça Marechal Floriano Peixoto – Praça do Coreto – atrás da Catedral Nossa Senhora do Desterro.

O grupo Geração 60+ apresenta animada quadrilha durante os Festejos Juninos na Praça do Coreto

O público poderá conferir hoje(sexta-feira) e amanhã (sábado), várias atrações musicais, apresentação de quadrilhas e diversas barracas comercializando pratos típicos das festas juninas além das barracas de brincadeiras.

Confira as apresentações dos Festejos Juninos 2024 acessando https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/06/11/cultura-festejos-juninos-vao-movimentar-o-centro-a-partir-do-dia-13/

Acompanhe a programação do final de semana, nos equipamentos mantidos pela UGC.

Biblioteca Nelson Foot

A partir das 11h, neste sábado (15), a escritora e contadora de histórias Sueli Patelli coordena a Oficina Vem brincar comigo, para crianças de 05 a 11 anos, recheada de brincadeiras populares como Corre Cotia, Cinco Marias, Cabra Cega, Morto Vivo, Estátua, Batata Quente, trava língua, adivinhas, entre outras, proporcionando, além de diversão, criatividade, respeito ao próximo, responsabilidade, integração social, autonomia…

Sueli Patelli traz para a Biblioteca a oficina Vem Brincar Comigo

A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados é das 10h às 17h.

Fábrica Japy

Sábado (15), às 10h30 – Teatro infantil – “Circo da Luz” com Duda Ohoe e Maria Clara Teixeira, integrantes do Grupo Ateliera levam ao público o gracioso Circo da Luz, um circo de papel, com incríveis personagens mulheres. No cômico circo do patriarcado, a equilibrista, a domadora de leões, engolidora de facas e sapos farão a cena do nosso Circo. De forma lúdica, divertida e com a linguagem do teatro de bonecos, vamos imergir no universo do circo! Com música ao vivo e muita palhaçaria.

Duda Ohoe e Maria Clara Teixeira apresentam Circo da Luz neste sábado(15)

No domingo (16), às 10h30 – Contos narrados com origamis. As crianças e acompanhantes ouvem histórias acompanhadas de origami. As contações de histórias serão apresentadas com origamis (papéis dobrados e transformados em figuras) para ilustrar as narrativas e trazer ludicidade para a apresentação. Por meio da utilização do origami, a apresentação se torna mais convidativa e encantadora aos olhos das crianças e adultos e dessa forma, incentiva as pessoas a terem contato com os livros e a literatura infanto juvenil de maneira mais prazerosa.

Toda programação é gratuita e o acesso da garotada é por ordem de chegada.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens. O horário de funcionamento do local, aos finais de semana é das 9h às 13h.

Centro das Artes

Nesta sexta-feira (14), na Sala Glória Rocha, às 20 horas, apresentação do pianista Bruno Hrabovsky. Depois de passar por quase 130 cidades de 20 estados do país, finalmente ele se apresenta em Jundiaí com um concerto da turnê de 10 anos do projeto Rock ao Piano. Trazendo o repertório do CD gravado em 2019 mais três músicas especiais – uma surpresa e duas eleitas pelo público – à Sala Glória Rocha, o concerto comentado visa fazer uma verdadeira imersão no Rock internacional, mostrando o quanto Rock e piano podem ter em comum. Ingressos na bilheteria do Centro das Artes ou pela plataforma Sympla – 60 reais inteira e 30 meias entradas.

Música e teatro neste final de semana na Sala Glória Rocha, no Centro das Artes

No sábado (15), 20h, a Cia. Um do Outro apresenta o espetáculo teatral  Lua Vermelha, a história de três mulheres – Aradia, Lilia e Gilda – que vivem em uma “comunidade secreta”, onde as leis, ordens e ações coletivas são todas ditadas por um homem. A comunidade é levada a acreditar através do comando deste homem que no dia do fenômeno da lua vermelha coisas sinistras e assustadoras podem acontecer, causadas por mulheres que ele nomeia como bruxas.

Ingressos gratuitos disponíveis nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla

O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

A exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.

Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Museu dos Ferroviários

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento aos finais de semana é das 10h às 17h.

Pinacoteca

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes está abrigando a exposição “Cerâmicas”, do artista visual Tiago Arlindo – Vulgoxis. “Cerâmicas” é uma iniciativa significativa para promover o reconhecimento, a valorização e o respeito pelas expressões artísticas do Nordeste Brasileiro, destacando suas contribuições para a formação do patrimônio cultural do Brasil.

Na Pinacoteca também o visitante poderá conferir a exposição “Edison um jundiaiense”, que reúne 18 telas e 15 entalhes do artista plástico, pintor e escultor Edison Lufaac.

É possível ainda conferir as obras do acervo permanente da Pinacoteca, com obras de artistas como Inos Corradin, Elvio Santiago, Semíramis Mojola entre outros.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. O horário de funcionamento é das 10h às 17h, de terça a domingo. A entrada é gratuita.

Polytheama

Nesta sexta-feira (14), às 20h, o palco do teatro recebe os integrantes da Banda São João Batista com “Banda In Concert”, uma apresentação para comemorar mais um aniversário da corporação musical, que acontece dia 24, data em que completa 67 anos de existência. A Banda São João é reconhecida como patrimônio cultural, histórico de Jundiaí e imaterial paulista.

A banda vai levar ao público um repertório diversificado

No sábado, dia 15, às 20h a apresentação da Cia. Tango & Paixão com o espetáculo “Uma Noite de Tango” O show musical conta a evolução do tango, por meio da dança e de seus grandes compositores e autores – toda a sofisticação, elegância e magia do tango argentino

Uma Noite de Tango reúne em seu elenco profissionais consagrados, em cena dez bailarinos e cantor argentino. O espetáculo narra histórias de amores, sonhos, prazeres, dores e desencontros, tendo como contraponto o bailado dos casais, celebrando a sofisticação, beleza estética, paixão, força, calor e sensualidade. 

Uma Noite de Tango no palco do Polytheama neste sábado(15)

 O show conta a evolução do tango, por meio de seus grandes compositores e autores, homenageando desde Carlos Gardel a Astor Piazzolla apresentando inovações no universo do tango, confronta por meio da dança o tango tradicional e o tango show. Clássicos do tango argentino fazem parte do repertório deste belíssimo: Por Una Cabeza (do filme Perfume de Mulher), La Cumparsita, El Dia Que Me Queiras, Caminito, Mi Buenos Aires Querido, Balada Para Un Loco entre outros sucessos.

Ingressos para plateia, camarote e frisas – 150 reais  e  galeria 80 reais podem ser adquiridos direto nas bilheterias do teatro e também na do Centro das Artes, e  na internet, por meio da plataforma Sympla

O Teatro Polytheama fica na Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ/divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/06/14/agenda-cultural-festejos-juninos-musicais-teatro-exposicoes-no-final-de-semana-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original