Empresas são certificadas com ‘Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos’

Publicada em 14/06/2024 às 14:26

A Prefeitura de Jundiaí concedeu, em cerimônia realizada no auditório do Ciesp, nesta sexta-feira (14), o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos e bem-estar das pessoas. A certificação foi dividida em três categorias – ouro, prata e bronze – de acordo com o trabalho desenvolvido dentro das corporações.

O Selo é uma iniciativa das Unidades de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), com apoio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) e Escola de Gestão Pública (EGP).

No evento, o Prefeito Luiz Fernando Machado foi representado pelo Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael. “Jundiaí é uma cidade privilegiada e se destaca no cenário nacional, pois há pujança econômica, boa oferta de serviços públicos e qualidade de vida”, disse. “O Selo chega para complementar todas as características da cidade, juntamente com o setor privado, que é quem gera a riqueza. Ser amigo dos direitos humanos representa a empatia, a solidariedade e a redução das desigualdades”, completou.

O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Sami Mansour, destacou o principal objetivo do Selo: melhorar a cidade. “Acreditamos no poder de transformação das empresas. Passamos grande parte do dia no trabalho, portanto, é fundamental que tenhamos um ambiente saudável e que valores e princípios sejam cultivados, pois estes são transmitidos para as famílias dos funcionários”, comentou.

Para ser certificada, as empresas passaram por trilhas de conhecimento que abordaram temas como formação e atividades educativas com emprego da temática direitos humanos no ambiente corporativo; Governança corporativa e direitos humanos; Sustentabilidade e direitos humanos; Direitos humanos nos canais de relacionamento e comunicação nas empresas; e Due Diligence, monitoramento, identificação de riscos, ações de prevenção, entre outras.

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo

Presidente do conselho da Astra, ganhadora do Selo Ouro, Ana Oliva acredita que a iniciativa foi incrível, pois cada vez mais as pessoas se preocupam com aspectos como a inclusão e responsabilidade social. “A ação da Prefeitura é capaz de incentivar a orientar as empresas a terem esse olhar voltado aos direitos humanos. Desde sempre somos uma empresa com conceitos ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e a conquista consolida as nossas práticas. Queremos fazer cada vez mais pelos nossos colaboradores e pela sociedade”, afirmou.

“A The Fini Company entende que a responsabilidade social é parte integradora da sua atuação na sociedade e adota como valor primordial o respeito ao ser humano, sua individualidade e capacidade de transformação pessoal, econômica e social para desenvolver suas atividades de forma sustentável. Receber o selo de Empresa Amiga dos Direitos Humanos pelo município de Jundiaí, onde temos uma de nossas unidades de produção, nos encanta e reafirma o nosso propósito de “Inventar a alegria”, com o compromisso de crescimento em colaboração com a sociedade”, afirma Amanda Araújo, Diretora Executiva Jurídica e Financeira da The Fini Company.

Também estiveram presentes no evento a Diretora Presidente da EGP, Camila Murin; a Coordenadora Geral de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Maisa Costa; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Albino; o vereador Cristiano Lopes; e o diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/06/14/empresas-sao-certificadas-com-selo-empresa-amiga-dos-direitos-humanos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original