Colégio Elíseos adere ao ‘Cidade das Crianças’ e garante marcações do programa em praça
Publicada em 04/07/2024 às 11:58A praça Helmut Siegfried Meitling, no Jardim Campos Elíseos, tem tornado a entrada e saída dos cerca de 350 estudantes do Colégio Elíseos ainda mais especiais. É que o espaço recebeu os marcadores da campanha Pé de Infância, resultado da adesão da instituição de ensino ao programa municipal Cidade das Crianças. Além da conservação do jardim, da instalação de novas lixeiras e bancos, a calçada da praça agora tem as pinturas coloridas, potencializando as possibilidades das brincadeiras e das práticas pedagógicas em contato com a natureza.
“A adesão de mais este colégio ao programa Cidade das Crianças fortalece a política pública prioritária assumida pela Prefeitura com foco nas Infâncias e transforma os espaços públicos para que, cada vez mais, a sociedade e novos parceiros se atentem à importância desse olhar cuidadoso com as crianças”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Segundo a diretora da escola, Leandra Diniz, fazer parte do programa trará diversos benefícios, especialmente o convívio no espaço público. “A parceria com a Prefeitura para a implementação dos marcadores na praça traz esta autoridade e responsabilidade de unir o programa Cidade das Crianças, o cuidado da comunidade escolar em relação à praça e o desenvolvimento dos projetos pedagógicos da escola. Desta forma, a praça se consolida como extensão da escola, enquanto espaço ao ar livre para que as crianças possam explorar, brincar e aprender.”
Uma das educadoras na escola, a Gabriela Pedroso é mãe do Pedro, de quatro anos, estudante da turma da professora Girani. “Foi ele quem viu a novidade antes de mim e ficou com muita expectativa. Agora já faz parte da rotina da entrada e saída da escola, pois sempre que dá tempo ele quer brincar. Sem contar que ele já compreendeu também que este é um espaço de atividades pedagógicas, como uma extensão da escola”, disse a educadora, que comenta também como a escola já realizou na praça as atividades da Semana do Meio Ambiente.
Já a Florença Delfino Barban, além de estudante do colégio, é uma das integrantes do Comitê das Crianças de Jundiaí e aprofundou com os colegas de sala a importância da novidade. “Todos na minha sala perguntaram quando viram as pinturas, mas eu sabia que era uma surpresa, então esperei até a diretora explicar para a turma. Enquanto membro do Comitê, fiquei muito feliz em saber que íamos ganhar um espaço ao ar livre para brincar, ter contato com a natureza e aproveitar a sombra fresca das árvores para fazer atividades da escola”, comentou a estudante de nove anos, acompanhada do pai, o servidor municipal Douglas Barban.
O colégio Elíseos é o segundo da rede particular de ensino de Jundiaí a aderir ao programa. Em março do ano passado, o Colégio Divino Salvador também implementou o conceito, integrando o entorno do colégio à Área da Infância da Vila Arens, onde se encontra a Fábrica das Infâncias Japy. A parceria com os ambos foi articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Governo e Finanças (UGGF) e firmada com base na lei 8.901/2018, que regulamenta doações de bens e serviços ao Município.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
Baixe as fotos desta notícia na resolução original