Dia Mundial de Luta contra a AIDS: lançamento de documentário marca a data
Publicada em 29/11/2024 às 16:05O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, no próximo domingo (1), será celebrado em Jundiaí com um evento no Centro das Artes, das 10h às 12h, promovido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).
Com o tema “Juntos somos mais fortes”, a atividade reunirá profissionais da saúde, usuários dos serviços, representantes de movimentos sociais e de instituições locais para o lançamento do documentário “Histórias Vividas — Uma história de luta contra o HIV/AIDS”, idealizado por Milena Luchesi, Grace do Prado Dan e Lurdes Munhoz, e produzido por Edivaldo Zanotti.
A manhã também será marcada por apresentações culturais e pela exposição “O tempo não para”, composta por fotos, registros históricos de ações e de projetos, além de uma linha do tempo com momentos importantes da resposta nacional à epidemia de HIV.
“Anualmente, no dia 1º de dezembro, o mundo chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce do HIV para a qualidade de vida das pessoas. Também é a oportunidade de expressar coletivamente mensagens de apoio, respeito e atitudes contra o preconceito aos portadores do vírus”, ressalta a gerente do CTA, Grace do Prado Dan.

“Neste ano, a partir deste documentário feito na cidade, vamos nos reunir e propor uma incursão ao passado por meio de histórias vividas e compartilhadas por artistas e profissionais de saúde que iniciaram os programas de assistência/prevenção em nosso Município. Convidamos a todos a participarem”, acrescenta.
Campanha
Ao longo do mês, o Centro de Testagem e Aconselhamento de Jundiaí também realiza a 21ª edição da Campanha Fique Sabendo. A mobilização, que ocorre em todo o Estado, visa promover o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis de toda a população, viabilizar o início precoce do tratamento e divulgar as estratégias de prevenção ao HIV e demais ISTs.
De segunda a sexta-feira, o CTA fará testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, das 7h às 15h30, sem necessidade de agendamento prévio. O serviço de saúde está localizado na rua Palmira Cervi Bárbaro, 91, Vila Hortolândia (entrada pela rua lateral Av. Amadeu Sacchi).
Entre os dias 2 e 6, das 16h às 18h, a população também poderá buscar a Clínica da Família Hortolândia (rua Campinas, 58) para a realização da testagem rápida com orientação da equipe do CTA. Já os demais equipamentos da Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família) disponibilizarão a testagem na rotina dos serviços. Basta o usuário buscar a unidade de referência.

Cenário
De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde, 489.594 infecções de HIV foram notificadas entre 2007 e 2023 no Brasil. De 1980 a junho de 2023, foram registrados 1.124.063 casos de AIDS. Em Jundiaí, segundo dados da Vigilância Epidemiológica (VE), foram notificados 1.675 casos de HIV de 2012 a 2023. Neste ano (até junho), 56 pessoas foram diagnosticadas com o vírus.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
21/02/2025
Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina
-
20/02/2025
Dengue: população precisa redobrar os cuidados para evitar a doença. Casos seguem em crescimento
-
18/02/2025
UBS Maringá oferta atendimento para pacientes de área rural no Cream
-
14/02/2025
Febre Amarela: equipes percorrem mais quatro bairros para vacinar a população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original