Prefeitura promove curso de horta comunitária acessível no CECCO
Publicada em 29/11/2024 às 11:18Cerca de 20 pessoas participaram, nesta semana, do primeiro curso de horta comunitária acessível, promovido a partir de parceria entre o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, vinculada a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) e a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). A atividade integra um projeto intersetorial voltado às pessoas com deficiência física em cadeira de rodas e/ou mobilidade reduzida.
“Teremos no CECCO 16 canteiros elevados que permitirão o acesso de cadeirantes e idosos, e onde serão implantadas hortas comunitárias para o cultivo de verduras, hortaliças, temperos e ervas medicinais. Com esse curso, damos o pontapé inicial, capacitando multiplicadores que nos auxiliarão no manejo dessas hortas e, também, no apoio à orientação da comunidade”, explica a gerente do órgão, Fernanda Torres Apollonio.
Além de estarem aprendendo técnicas de cultivo com o engenheiro agrônomo da UGAAT, Sérgio Pompermayer, na última segunda-feira (25), os participantes conheceram dois exemplos de hortas: o Vale Verde, que tem por objetivo o abastecimento da merenda com produtos orgânicos, e a horta da EMEB Geralda Berthola Facca, no Jardim do Lago.
“Esse é um projeto gratificante, que estamos implantando a partir de uma emenda parlamentar. Mais do que permitir a complementação de alimentação, a iniciativa que reúne unidades de gestão e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, do Conselho Municipal de Saúde (COMUS) e do Conselho Gestor do CECCO, possibilitará a geração de renda e a socialização. A previsão é que, no primeiro trimestre do próximo ano, os canteiros estejam produzindo”, destaca o assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos.
O gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael, também enfatiza a importância da iniciativa. “Jundiaí avança a partir de políticas públicas assertivas que permitem com que as pessoas com deficiência busquem cada vez mais o seu espaço na sociedade. A implantação dessas hortas acessíveis é mais uma iniciativa da gestão do prefeito Luiz Fernando que oportunizará o desenvolvimento pessoal e a difusão de práticas sustentáveis”, acrescenta.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
11/12/2024
Ação desenvolvida pela Clínica da Família Hortolândia é premiada pela OPAS
-
11/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada em quatro serviços de saúde
-
10/12/2024
Em oito anos, políticas de direitos humanos garantiram o desenvolvimento das pessoas
-
07/12/2024
Estratégias são reforçadas para enfrentamento da dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original