Percurso da infância é desenvolvido em parceria com alunos da EMEB Deodato Janski
Publicada em 04/12/2024 às 08:00Servidores da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) finalizaram a montagem da maquete do projeto referente ao novo percurso da infância que vai englobar várias ruas do Jardim Tarumã. O encontro foi realizado na EMEB Deodato Janski e contou com a participação dos alunos do 5° ano da escola, que ajudaram a montar a maquete. A elaboração da peça física pelas crianças contou com apoio técnico da UGPUMA e UGMT (Mobilidade e Transportes) e foi executada no FABLab.
“Este envolvimento das crianças é fundamental, pois queremos que elas não sejam apenas usuárias desses espaços, mas também protagonistas na sua conceção e apropriação. Quando elas se envolvem desde o início, compreendem a importância de cuidar, preservar e aproveitar de forma plena os ambientes que estão a ser criados para elas”, disse a arquiteta do departamento de Projetos Urbanos da UGPUMA, Ana Maria Boschi.
Na oficina anterior, realizada no início de outubro, os alunos fizeram os projetos 3D dos mobiliários que ilustraram a maquete, como bancos, postes de iluminação, pontos de ônibus e sugestões de brinquedos para futuros parquinhos. Esse mobiliário foi impresso pela equipe do FabLab e levado para a finalização da maquete junto com os alunos.
A escolha do percurso da infância é resultado da pesquisa feita, em 2017, com as crianças das escolas do entorno e seus cuidadores, que apresentaram como prioridade a acessibilidade, implantação de áreas de sombra, limpeza e, principalmente, maior segurança ao caminhar de suas casas até as escolas. A proposta consiste na reforma das calçadas existentes no percurso entre a EMEB Deodato Janski e ao CRAS Nordeste, passando pela EE Prof. João Batista Curado, EMEB Ruth Carturan Wiermann, EMEB Reynaldo de Montalvão Basile e UBS Tarumã.
Estão previstas obras de melhoria da acessibilidade das calçadas, plantio de árvores e reforço de sinalização e instalação de mobiliários como bancos nos espaços de lazer e convivência criados no percurso.
“O projeto vai muito além da requalificação urbana; é sobre criar memórias, promover aprendizagens e fomentar um sentimento de pertença nas crianças que serão as principais beneficiárias desse percurso”, reforçou a assessora de Políticas Governamentais, Milena Ferrarezi.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
03/12/2024
1ª Conferência do Meio Ambiente e do Clima elege propostas para a Conferência Estadual
-
02/12/2024
Alimentos saudáveis e geração de renda: Jundiaí ganhará mais quatro hortas urbanas
-
26/11/2024
1ª Conferência do Meio Ambiente e do Clima segue com inscrições abertas
-
26/11/2024
Calçadas acessíveis no Anhangabaú ganham forma com avanço das obras
Baixe as fotos desta notícia na resolução original