Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Publicada em 15/12/2024 às 08:08Considerada uma das cidades que mais investem em educação, Jundiaí tem recebido prêmios e parcerias importantes. Inclusive, parceria de empresas de grande porte que sabem da importância de acreditar em projetos voltados à educação, em especial, da primeira infância. Ao longo de anos de administração pública, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) se destacou pelos prêmios que recebeu, sendo o mais recente o Selo Ouro na Certificação do Compromisso pela Alfabetização.
Concedido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), o destaque deu-se pelo cumprimento de todas as metas voltadas à alfabetização e, mais uma vez, comprovam que as ações do programa Escola Inovadora e o Desemparedamento da Infância fazem e continuam fazendo toda diferença.
Entre os destaques internacionais estão o bronze na Olimpíada de Matemática da China (2019), a indicação como case de sucesso em educação emocional durante o 3º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente em Portugal (2019), e a apresentação do programa Escola Inovadora no III Congresso Ibero-americano Escola Plus (2019).
A premissa de formação dos educadores apresenta resultado e é confirmada com as indicações e prêmios conquistados, entre eles, o ‘Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia’, em 2021, o projeto de rádio escolar que ficou entre os 50 finalistas do prêmio ‘Educador Nota 10’, em 2020, e os 18 professores selecionados e premiados nas edições de 2018 e 2019 do prêmio ‘Educação Inovadora: Eu Faço!’.
Em 2021 Jundiaí recebeu o Certificado de Município parceiro do ‘Movimento Juntos pela Inclusão’, ação da Faz Educação e Tecnologia em parceria com a Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e o projeto ‘Arte Movimento e Eu (AME)’, que oferece modalidades de atividade físicas, música e arte foi reconhecido como Case Inovador pelo Programa Parcerias Municipais, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.
Já os estudantes dos 4º e 5º anos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Professor Joaquim Candelário de Freitas e Aparecido Garcia ganharam, em 2019, a medalha de bronze durante a ‘10th World Mathematics Team Championship’, Olimpíada de Matemática, realizada em Beijing, na China. Os estudantes iniciaram o percurso com a participação na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras: as duas escolas conseguiram classificações com medalhas entre prata e bronze.
Por meio da Emeb Irmã Flórida Mestag, Jundiaí ganha em 2023 o Prêmio Escolas Sustentáveis, com o projeto ‘Água e Solo – Tamo Junto’ que resultou na recuperação das lagoas do atual Parque Urbano do Mato Dentro (Espelho D´Água). Promovido pela empresa e Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio ocorre em sua primeira edição com o objetivo de reconhecer e valorizar iniciativas de sustentabilidade na gestão ambiental, social e de governança entre as escolas.
Parcerias
Entre as parcerias, destaque para a Rede Internacional Cidade das Crianças; Urban95 – Fundação Van Leer; Instituto Alana; Unicamp; USP; Puccamp; Hospital Albert Einstein; Amazon; Femsa; e Sesc.
A Siemens, por exemplo, em diversos momentos apostou no potencial da administração pública e por isso a parceria com a educação é de longa data. Da doação de máscaras e protetores faciais para estudantes e educadores a ações sociais, o que não faltou foram atividades como o ‘Projeto Experimento’, fortalecendo e incentivando os experimentos científicos entre os estudantes; brincadeiras, oficinas de teatro e inglês com o ‘Social@Finance’ e tantos outros.
Em parceria do Instituto Kairós, as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) serão incluídas na alimentação das crianças das escolas municipais de Jundiaí. Os 35 mil metros quadrados do Vale Verde passaram por uma reestruturação para o plantio das PANCs.
Por meio do edital do Fundo para Educação da Amazon Web Servies (AWS), a educação de Jundiaí é contemplada com R$ 950 mil. O fundo é aberto a associações e fundações do Estado de São Paulo com interesse em iniciar ou desenvolver projetos dentro das escolas municipais. Cerca de 32 mil alunos das 104 unidades escolares da rede e mais de 76 mil pessoas da comunidade local e familiares foram impactadas.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
11/12/2024
Estudantes vencedores do concurso de vídeos Brinc@r.com são premiados no Ciempi
-
10/12/2024
Educadores de Jundiaí compartilham em livro experiências do desemparedamento
Baixe as fotos desta notícia na resolução original