Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
Publicada em 20/12/2024 às 08:34O Programa Criança Feliz, executado em Jundiaí pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), alcançou números expressivos em 2024, com 4.559 visitas domiciliares realizadas. Implantado no município em 2017, o programa já soma mais de 51 mil visitas desde sua criação, registrando um avanço de 489% no número de atendidos.
“Com o programa Cidade das Crianças, reconhecemos que as crianças já são o presente da nossa sociedade, o que exige priorizar seu desenvolvimento integral desde os primeiros anos de vida. Nesse sentido, temos orgulho de integrar o Programa Criança Feliz, reconhecido em todo o Brasil por promover vínculos familiares e condições para um crescimento saudável, preparando nossas crianças para um futuro de realizações”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Ao longo do ano, crianças e gestantes inscritas no Cadastro Único são acompanhadas por meio de visitas domiciliares, com a proposta de estimular práticas positivas, fortalecer vínculos familiares e apoiar o desenvolvimento infantil, promovendo também passeios e atividades em espaços públicos do município.
Um dos destaques foi o passeio ao Mundo das Crianças, que reuniu cerca de 600 pessoas, entre crianças, pais e responsáveis, com transporte gratuito oferecido pela Prefeitura. “Jundiaí é modelo para cidades de todo o Brasil no atendimento à primeira infância. O programa Criança Feliz está em processo de reordenamento para se tornar um serviço tipificado, garantido por lei. Percebemos o quanto esse trabalho é importante para as famílias atendidas”, afirmou Larissa Souza, coordenadora da Primeira Infância no município. “Eu tenho só que agradecer o carinho, a atenção e a dedicação de todos vocês com as famílias. O melhor de tudo é a lembrança que vai ficar guardada para sempre na cabecinha deles e a nossa também”, reforçou Claudia Belisário Franco, da Vila Ana.
“É muito importante que as crianças possam se divertir e aprender. Precisamos aproveitar ao máximo essas oportunidades para que elas se desenvolvam da melhor forma possível”, disse Lucivânia Campos Mafra, moradora do Jardim Santa Gertrudes, que estava acompanhada dos filhos durante o passeio. Além de muita diversão às famílias, foram oferecidos passeios monitorados pelo parque, análise e orientação de saúde bucal, a caminhada “Cria na Paz” com as famílias atendidas, um encontro com o Papai Noel e a distribuição de um lanche especial e saudável. A pequena Maria Luiza Alves de Oliveira, de 6 anos, não escondeu a felicidade com o dia especial: “O que mais gosto aqui é o chafariz, porque posso brincar com a água”, completou. Ela estava acompanhada de sua mãe, Alessandra Paula Oliveira, moradora do bairro Ivoturucaia.
“Além das visitas domiciliares, promovemos uma articulação intersetorial, com ações como a realizada no Mundo das Crianças, além de rodas de conversa, oficinas nos territórios, atividades culturais e vivências nos espaços da cidade. O objetivo principal é apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral durante a primeira infância, e temos alcançado resultados muito positivos”, concluiu Maria Brant, gestora de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
06/12/2024
Unidades de Gestão apresentam resultados positivos sobre empregabilidade social
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original