Com CIES, Jundiaí tem reforço nos serviços de saúde

Publicada em 30/12/2024 às 08:37

O moderno Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES) representa mais um grande avanço na saúde pública municipal. Isso porque o espaço recebe toda a estrutura operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC).

Com dois pavimentos e 765 metros quadrados, o prédio irá abriga cerca de 200 funcionários e terá estrutura completa para o atendimento eficiente à população, além de salas de descompressão, para melhor qualidade de vida do servidor, salas de treinamento para capacitação e auditório de palestras.

Prédio que abrigará o SAMU e o SAEC terá 765 metros quadrados

“Jundiaí ganha mais um equipamento inovador. Com a integração dos serviços e a tomada de decisão inteligente, vamos potencializar a prestação do serviço público e garantir mais excelência aos atendimentos voltados à saúde. Dessa forma, Jundiaí segue na rota do desenvolvimento e segue dando exemplo de modernidade e eficiência”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

O SAMU tem cinco viaturas de Suporte Básico de Vida (USB) e uma viatura de Suporte Avançado (USA), além de viaturas reservas. As Unidades de Suporte Básico atendem casos de menor complexidade. Já as viaturas de Suporte Avançado atendem casos mais complexos, sendo que a equipe assistencial é composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista. 124 colaboradores compõem o quadro. São realizados cerca de 1.500 atendimentos por mês. Vale ressaltar que o SAMU recebeu a acreditação ONA nível 2 – plena – em Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Remoção Inter Hospitalar.

Já o SAEC conta com 14 ambulâncias. O serviço é voltado para pacientes especiais e crônicos, e conta com profissionais treinados e capacitados em remoção de pacientes para terapias, exames, consultas, altas hospitalares, mediante agendamento prévio.

“Os dois serviços ficam em espaços amplos e seguros, seguindo as premissas previstas pelo Ministério da Saúde. Isso trará um ganho importante para a saúde municipal, já que teremos mais assertividade e celeridade nos atendimentos ao cidadão”, afirma o gestor de Promoção de Saúde, Tiago Texera.  

O CIES recebeu investimentos de R$ 42 milhões e ainda receberá a Guarda Municipal (GM), Defesa Civil, o centro de monitoramento do Trânsito, além do Centro Integrado de Controle e Comunicação (CICCOM).

CIES recebeu investimentos de R$ 42 milhões e representa um equipamento estratégico para a cidade

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/12/30/com-cies-jundiai-tem-reforco-nos-servicos-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original