Feiras e varejões de Jundiaí crescem e se diversificam ao longo de oito anos
Publicada em 30/12/2024 às 07:32Em Jundiaí, as feiras livres e os varejões noturnos têm se consolidado como espaços fundamentais para o abastecimento de alimentos frescos e a valorização dos pequenos produtores locais. Atualmente, a cidade conta com 34 feiras e varejões, realizados diariamente em diferentes bairros, oferecendo produtos variados, desde hortaliças até itens de gastronomia, presentes e outros produtos de utilidade. Os serviços são organizados e fiscalizados pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), que promoveu uma série de inovações nos últimos oito anos, visando ampliar a acessibilidade e melhorar o atendimento.
Entre as iniciativas destacam-se a criação do Varejão Noturno no Vetor Oeste (Parque do Cerrado), da Feira do Produtor no Paço Municipal e Feiras dentro de condomínios. Projetos como o Festival do Pastel de Feira e a instituição da Semana do Feirante também têm atraído mais visitantes. Além disso, medidas como a isenção de taxas para produtores rurais, inclusão de serviços de recreação infantil e a reorganização das feiras têm contribuído para um ambiente mais organizado e inclusivo para os feirantes e consumidores. Em oito anos, o orçamento do setor de Abastecimento teve aumento de aumento de 465%.
A fiscalização é outro ponto de destaque. Agentes municipais fiscalizam diariamente os permissionários em todas as feiras, enquanto coíbem o comércio irregular. “Esse trabalho que desenvolvemos ao longo dos últimos anos reforça a confiança dos consumidores, pois adquirir produtos de feirantes licenciados garante qualidade e segurança. A expansão que fizemos reflete o compromisso da cidade em unir tradição e inovação, garantindo um serviço essencial para a comunidade”, afirma o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
Além de hortaliças e frutas, as feiras oferecem uma diversidade de produtos que inclui doces, laticínios, flores, artesanato e serviços como conserto de utensílios e chaveiro. A gastronomia também é um atrativo, com pastéis criativos que surpreendem os visitantes. Sabores inovadores, que vão do tradicional ao exótico, são um sucesso entre os frequentadores. Também é possível encontrar os tradicionais frango e polenta fritos, tapioca, caldo de cana, água de coco, milho e derivados, entre outros.
“Com 295 feirantes cadastrados, as feiras de Jundiaí fortalecem não apenas o abastecimento, mas também o papel social e cultural. Esses espaços são uma oportunidade para o consumidor adquirir produtos diretamente do produtor, fomentando a economia local e o encontro entre as pessoas”, lembrou a diretora de Abastecimento da Prefeitura, Georgea Casoti.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
29/12/2024
40ª Festa da Uva de Jundiaí começa em 23 de janeiro de 2025
-
24/12/2024
Em oito anos, Jundiaí impulsiona agricultura com aumento histórico de 582% no orçamento
-
18/12/2024
Nota Oficial – Prefeitura alerta para possível golpe aos agricultores e empresários da cidade
-
17/12/2024
Programa “Vovô bem-vindo” tem último passeio do ano nesta sexta-feira (20)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original