Balanço: Ônibus novos e sustentáveis foram destaque
Publicada em 30/12/2024 às 08:56Com um investimento de aproximadamente R$ 52 milhões investidos na aquisição de 68 novos ônibus, a Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), reduziu a idade média da frota para pouco mais de três anos e oferece maior conforto, qualidade, segurança e sustentabilidade para os coletivos do transporte público.
A circulação dos novos carros reforçou e ampliou as linhas, além da criar traçados diretos, que reduziram o tempo de deslocamento das pessoas. Essa foi a maior quantidade de veículos entregues de uma única vez nos últimos 20 anos. Todos os veículos contam com motores mais eficientes e menos poluentes – Euro 5 e Euro 6 -, além de equipados com ar-condicionado, câmeras de segurança, wi-fi, acessibilidade e carregadores de celular. Contudo, entre os anos de 2017 até 2024, 168 ônibus foram renovados na frota municipal.
“Essas entregas proporcionam mais qualidade, rapidez e segurança às pessoas que utilizam todos os dias o transporte público da nossa cidade. Esses novos ônibus materializam a busca pela excelência no serviço, respeito ao meio ambiente e preocupação de entregar para a população um serviço de boa qualidade”, reforçou o diretor de transporte público, Leslie Tealdi.
Hoje, 265 ônibus integram a frota que opera em 97 linhas municipais do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), com cerca de 90 mil passageiros utilizam o transporte coletivo da cidade diariamente.
Mobilidade e meio ambiente
Outra novidade que circulou pela cidade, visando dar maior facilidade aos usuários que frequentam o Centro, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) recebeu, em julho, um micro-ônibus modelo Ankai OE – 6 I MICRO, veículo 100% elétrico, para período de testes.
Com comprimento de 6,5 metros, altura de 2,8 m, largura de 2,1 metros e autonomia de 250 KM (com ar-condicionado ligado), o micro-ônibus é ideal para transitar em vias estreitas. Durante a explicação, os participantes puderam acompanhar um percurso pelas ruas do Centro Histórico de Jundiaí, motivo pelo qual o micro-ônibus ficará cedido. A capacidade de assento padrão é de até 13 pessoas.
“A Prefeitura já dispõe de alguns modelos de veículos 100% elétricos e esse período de testes serviu de parâmetro para podermos avaliar o seu desempenho tanto no quesito acessibilidade, durabilidade, economia e funcionalidade para futuramente integrá-lo à nossa frota”, destaca o gestor, Aloysio Queiroz.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
-
27/12/2024
Plano de Mobilidade Urbana é destaque em Jundiaí
-
26/12/2024
Cresce uso de cartão de crédito e débito no transporte público de Jundiaí
-
23/12/2024
Balanço: Jundiaí investe em educação para o trânsito
-
20/12/2024
Transporte público não terá interrupção e negociações da categoria são retomadas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original