Cãoterapia leva alegria para pacientes do Hospital Universitário de Jundiaí
Publicada em 04/02/2025 às 12:30O Hospital Universitário (HU) de Jundiaí recebeu a visita do cão Sirius, da Guarda Municipal, como parte do projeto “Cãoterapia”. A iniciativa permite que cães treinados e extremamente dóceis interajam com crianças em tratamento, proporcionando momentos de alegria e bem-estar.

Para Adriele Carolina, mãe do Antoni, a experiência é transformadora. “A visitação com os animais alivia a dor das crianças e é uma oportunidade para quem não tem contato com animais. Afinal, quem não gosta de cachorro?”, destacou.
De acordo com subinspetor da Guarda Municipal de Jundiaí e chefe de plantão do Canil, Daniel da Silva, o cão é um facilitador no processo terapêutico. “O animal contribui para o desenvolvimento psicológico, físico e social do paciente. Quando chegamos com os cães, a alegria contagia o ambiente”, afirmou.
Para Rodrigo Paupério Soares de Camargo, diretor técnico do hospital, o projeto é essencial para a humanização do atendimento. “A terapia geralmente ocorre na brinquedoteca, mas, devido às obras, os cães estão interagindo na recepção. Esse momento traz muitos benefícios, muda o clima do local e proporciona alegria às crianças, que acabam se esquecendo que estão no hospital. Eu gostaria de ter cães aqui todos os dias”, destacou.


Naia Leal, assistente de diretoria do HU, reforça os benefícios da iniciativa. “A visita do cachorro traz felicidade e alivia a tensão do dia a dia”, disse.
Eliane de Lima, mãe do Jhonatan, também aprovou a ação. “Para os pacientes, o contato com os animais torna o ambiente mais acolhedor”, afirmou.
O projeto “Cãoterapia” teve início em 2018 e se tornou uma referência na região. No Hospital Universitário, as visitas acontecem mensalmente, beneficiando tanto os pacientes quanto os profissionais da saúde, contribuindo para um ambiente hospitalar mais leve e humanizado.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
13/08/2025
Guarda Municipal de Jundiaí obtém certificação para atuação em buscas de pessoas desaparecidas
-
11/08/2025
Conferência Guardiã Maria da Penha reforça integração e acolhimento no combate à violência contra a mulher
-
10/08/2025
Guardiã Maria da Penha: proteção, acolhimento e esperança para as mulheres vítimas de violência em Jundiaí
-
25/07/2025
Sete de Setembro: grupos interessados em participar do desfile devem realizar inscrição on-line
Baixe as fotos desta notícia na resolução original