Reunião de plataformas tem foco na eficiência dos recursos públicos
Publicada em 05/02/2025 às 14:00A reunião de plataforma desta semana foi liderada pelo vice-prefeito Ricardo Benassi, e contou com a participação de todos os gestores municipais. Durante o encontro, o gestor de Administração e Gestão de Pessoas, Lucas Lusvarghi, apresentou um plano abrangente para otimizar os processos de licitação e contratos, garantindo maior eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos.
Uma das principais medidas discutidas foi a reestruturação dos processos de licitação e contratos, com a implantação de uma Divisão de Planejamento e de procedimentos para ampliação de pesquisas de preços de mercado, proporcionando maior apoio às unidades demandantes no processos de compras e licitações, revisão e renegociação constantes de contratos, para evitar aumento de custos e monitoramento dos prazos de vencimento das contratações com o objetivo de antecipar o início dos processos licitatórios. “O objetivo é buscar redução de custos e aumentar a transparência na administração municipal, assegurando o melhor uso dos recursos,” destacou Lucas.
![](https://jundiai.sp.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/32/2025/02/visc_reuniao_secretarios_sala_de_situacao-2-1280x854.jpg)
Além disso, novas estratégias foram abordadas para ampliar a economia dos cofres públicos, incluindo a revisão dos gastos com a frota municipal. Outra iniciativa relevante é a criação de uma Divisão de Fiscalização de Contratos, que apoiará as demais unidades na supervisão e controle de todos os contratos vigentes na Prefeitura, garantindo um maior nível de governança e compliance na execução da despesa pública.
No que se refere à infraestrutura do Paço Municipal, diante das dificuldades orçamentárias, o gestor estuda medidas para viabilizar melhorias na climatização e impermeabilização, especialmente devido aos impactos causados pelas chuvas.
Outro ponto importante discutido foi a realização de um estudo detalhado sobre os bens móveis e imóveis do município. O objetivo é evitar gastos desnecessários com a manutenção de prédios públicos que estão em desuso, garantindo uma gestão patrimonial mais eficiente e equilibrada.
Segundo o gestor, “precisamos de medidas alinhadas com princípios de governança e transparência, evitando aumentar os gastos públicos. Com um orçamento reduzido para este ano de 2025 é necessário fazer mais com menos, implantar boas práticas de gestão e incentivar a participação dos servidores públicos, o que só é possível através do diálogo,” destacou Lusvarghi.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
27/01/2025
Jundiaí avança para integrar o Distrito Turístico Serra Azul
-
25/01/2025
Jundiaí celebra empreendedorismo e tradição na Festa da Uva
-
11/01/2025
Teste de adequação viária visa desafogar o trânsito no viaduto Sperandio Pelliciari
-
22/03/2022
Governo segue monitorando os projetos prioritários de cada pasta
Baixe as fotos desta notícia na resolução original