Reunião de plataformas tem foco na eficiência dos recursos públicos

Publicada em 05/02/2025 às 14:00

A reunião de plataforma desta semana foi liderada pelo vice-prefeito Ricardo Benassi, e contou com a participação de todos os gestores municipais. Durante o encontro, o gestor de Administração e Gestão de Pessoas, Lucas Lusvarghi, apresentou um plano abrangente para otimizar os processos de licitação e contratos, garantindo maior eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos.

Uma das principais medidas discutidas foi a reestruturação dos processos de licitação e contratos, com a implantação de uma Divisão de Planejamento e de procedimentos para ampliação de pesquisas de preços de mercado, proporcionando maior apoio às unidades demandantes no processos de compras e licitações, revisão e renegociação constantes de contratos, para evitar aumento de custos e monitoramento dos prazos de vencimento das contratações com o objetivo de antecipar o início dos processos licitatórios. “O objetivo é buscar redução de custos e aumentar a transparência na administração municipal, assegurando o melhor uso dos recursos,” destacou Lucas.

Reunião semanal de alinhamento de gestão.

Além disso, novas estratégias foram abordadas para ampliar a economia dos cofres públicos, incluindo a revisão dos gastos com a frota municipal. Outra iniciativa relevante é a criação de uma Divisão de Fiscalização de Contratos, que apoiará as demais unidades na supervisão e controle de todos os contratos vigentes na Prefeitura, garantindo um maior nível de governança e compliance na execução da despesa pública.

No que se refere à infraestrutura do Paço Municipal, diante das dificuldades orçamentárias, o gestor estuda medidas para viabilizar melhorias na climatização e impermeabilização, especialmente devido aos impactos causados pelas chuvas.

Outro ponto importante discutido foi a realização de um estudo detalhado sobre os bens móveis e imóveis do município. O objetivo é evitar gastos desnecessários com a manutenção de prédios públicos que estão em desuso, garantindo uma gestão patrimonial mais eficiente e equilibrada.

Segundo o gestor, “precisamos de medidas alinhadas com princípios de governança e transparência, evitando aumentar os gastos públicos. Com um orçamento reduzido para este ano de 2025 é necessário fazer mais com menos, implantar boas práticas de gestão e incentivar a participação dos servidores públicos, o que só é possível através do diálogo,” destacou Lusvarghi.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/02/05/reuniao-de-plataformas-tem-foco-na-eficiencia-dos-recursos-publicos/

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