Profissionais do Cadastro Único passam por capacitação para aprimorar atendimento
Publicada em 08/03/2025 às 13:00A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) está promovendo a capacitação das equipes que atuam no Cadastro Único, reforçando a qualidade do atendimento prestado à população nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Essa ação visa aprimorar os processos e integrar ainda mais os profissionais envolvidos na execução dos serviços sociais.

De acordo com o diretor da UGADS, Luciano Garcia Resende, “a UGADS está comprometida em treinar e capacitar as equipes que atuam no atendimento à população. A primeira etapa está sendo com as equipes do Cadastro Único que atendem a população nos CRAS”.
A capacitação tem sido bem recebida pelos profissionais que atuam diretamente com a população. Para Alessandra de Fátima, a iniciativa é fundamental para a troca de experiências e aprimoramento das práticas diárias. “É importante esse processo de capacitação para que possamos rever alguns processos e aprender mais sobre as atividades diárias. Isso motiva e integra as equipes, mas acima de tudo é uma oportunidade de tirar dúvidas”.
O coordenador técnico Vinicius Barros, destacou a relevância de unificar a capacitação que envolverá também os profissionais dos CRAS. “Unificar essa capacitação, inclusive levando para o pessoal dos CRAS, será muito importante para uma maior integração, e isso vai agilizar muito o fluxo de trabalho. É a primeira vez que estamos passando por essa experiência e eu acredito muito que isso vai facilitar o entrosamento das equipes”.
Para Kleber Pontes, cadastrador do Cadastro Único, a experiência tem sido enriquecedora. “Eu gostei muito de participar dessa capacitação. Deu para resgatar muita coisa que, com o tempo, a gente vai acostumando, e esse entrosamento com a equipe também está sendo muito importante”.


A instrutora Virginia Soares, que possui ampla experiência na capacitação de cadastradores e gestores do Cadastro Único em diversos municípios do país, ressaltou a importância desse treinamento. “Apesar de ser servidora pública municipal há 30 anos, em Jundiaí nunca houve essa capacitação. Nessa nova gestão, eu vim com esse desafio de mudar a realidade do Cadastro Único na cidade. Os entrevistadores ficam nos CRAS, e aproveitamos essa estruturação do Governo Federal, que está mudando da Caixa para o Dataprev, e esse tempo de recesso para capacitar os funcionários. É um trabalho necessário, pois qualquer erro pode prejudicar uma família, impedindo-a de receber um benefício ou incluindo uma informação equivocada. Por isso, precisamos garantir qualidade no trabalho e evitar retrabalho, tornando a capacitação permanente”.
A gestora da UGADS, Luciane Mosca, reforçou o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços prestados. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a assistência social em nossa cidade, garantindo que os profissionais estejam sempre atualizados e capacitados para oferecer o melhor atendimento à população. A capacitação permanente é um dos pilares para alcançarmos esse objetivo”.
A capacitação das equipes da UGADS representa um avanço significativo na qualidade do atendimento social prestado pelo município, assegurando mais eficiência e segurança na execução do Cadastro Único e contribuindo diretamente para o bem-estar da população mais vulnerável.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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