Qualidade e segurança atraem os consumidores às feiras livres e varejões da cidade
Publicada em 15/03/2025 às 13:00Toda semana, o casal de aposentados Carlos e Sandra Prado aproveita as manhãs para fazer um passeio em família: ir às compras na feira livre da Ponte São João e sair de sacolas cheias de frutas, verduras e legumes. “Aqui é tudo mais fresco, os preços são bons e é sempre uma alegria, pois encontramos os conhecidos e batemos aquele bate papo agradável”, comentaram.
Assim como o casal do Jardim Pacaembu, milhares de outros consumidores também preferem fazer compras nas cerca de 35 feiras livres e varejões disponíveis no Município, privilegiando a compra de produtos mais frescos e diretamente com o vendedor e produtor rural.

Quem também tem aproveitado as quartas-feiras para ir à feira é o Marcelo Tafarelo. Acompanhado da esposa Lucimara, o comerciante aproveita para fazer compras e passear com os netos Nicolas, de cinco anos, e Alice, de um ano. “Moramos no Jardim Pacaembu e começamos a frequentar esta feira, pois nossos netos moram aqui perto e eles gostam muito de vir aqui. Principalmente porque aqui tem pastel e brinquedos, mas compramos também frutas e verduras”, brincou. “A feira é ponto de encontro das pessoas do bairro, traz sensação de segurança e tranquilidade”, finalizou.
A fim de aprimorar as condições de trabalho para os permissionários das bancas e a qualidade do serviço oferecido à população, a Prefeitura tem realizado uma série de ações, por meio das Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Segurança Municipal (UGSM), por meio das presenças dos fiscais e agentes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).

Em todas as feiras e varejões, os fiscais marcam presença para suportes e checagens, como, por exemplo, de metragens das bancas, uso de uniformes, adequação das vendas às licenças de cada permissionário, cumprimento de horários e coibição das presenças de não autorizados. A atuação dos agentes tem recebido ainda o reforço da GMJ. “A Guarda Municipal desempenha um papel vital nas feiras livres, garantindo a segurança no local e apoio à fiscalização”, comentou o diretor do Departamento de Abastecimento da UGAAT, Ezequiel Melo.
Além das rondas com viatura, agora os agentes da GMJ também marcam presença com ronda a pé nas feiras e varejões. “Estamos realizando o Patrulhamento Comunitário nas feiras livres, com o objetivo de garantir a segurança dos feirantes e munícipes. Manteremos nossos guardas diariamente nas principais feiras livres”, comentou o gestor da UGSM, Guilherme Rigo.


Os detalhes das datas e locais de realizações das feiras e varejões municipais podem ser conferidos na internet.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
15/04/2025
Prefeitura divulga as inscrições para vagas de bancas disponíveis em feiras livres e varejões municipais
-
12/04/2025
Jundiaí apresenta programa Ludicidadania para representantes de São Bernardo do Campo
-
09/04/2025
Comitiva de Barretos busca modelo de programa jundiaiense para preservação e proteção ambientais
-
08/04/2025
‘Unifica Rural’: em atendimento a demanda dos agricultores, Prefeitura unifica e abre inscrições para subvenções agrícolas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original