Prefeitura de Jundiaí recebe equipe do TIC Trens para alinhamento do projeto

Publicada em 18/03/2025 às 14:09

A Prefeitura de Jundiaí recebeu, nesta segunda-feira (17), a equipe do TIC Trens para uma reunião institucional sobre o projeto do Trem Intercidades (TIC). O encontro teve como objetivo apresentar a equipe responsável pela implantação do projeto e alinhar a formação de grupos de trabalho que atuarão em diferentes frentes, como obras, projetos e processos de licenciamento.

O Trem Intercidades (TIC) será capaz de atingir velocidades de até 140 km/h e terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem. O percurso expresso entre o Terminal Barra Funda, em São Paulo, Jundiaí e Campinas terá uma extensão de 101 km e duração estimada de 64 minutos. O projeto também prevê a operação do Trem Intermetropolitano (TIM), que fará a conexão entre Jundiaí e Campinas em um trajeto de 44 km, com tempo previsto de 33 minutos. Além disso, está incluída a modernização, operação e manutenção da Linha 7-Rubi, que atende a Região Metropolitana de São Paulo. O investimento total do governo estadual no projeto é de R$ 14,6 bilhões.

O prefeito Gustavo Martinelli reforçou a importância do TIC para a mobilidade regional e o impacto positivo que o projeto trará para a cidade. “Jundiaí está de portas abertas para esse avanço na infraestrutura ferroviária. O Trem Intercidades será um marco para o transporte e desenvolvimento econômico, proporcionando mais qualidade de vida para nossa população e fortalecendo a conexão entre os municípios”, afirmou.

De acordo com Sergio Ribeiro, representante de Relações Institucionais do TIC Trens, a reunião foi fundamental para estreitar o diálogo entre as equipes técnicas e garantir que as etapas do projeto avancem de maneira coordenada. “A parceria com os municípios é essencial para a viabilidade do Trem Intercidades. Jundiaí tem um papel estratégico nesse projeto e a disposição da Prefeitura em colaborar facilitará os processos necessários para a implantação”, destacou.

Participaram da reunião, pelo TIC Trens, Sergio Ribeiro (Relações Institucionais), Thaís Adami (Superintendente do Contrato de Concessão), Juliana Alcides (Gerente Executiva de Comunicação) e Filipe Gomes (Coordenador de Projetos). Pela Prefeitura de Jundiaí, estiveram presentes o prefeito Gustavo Martinelli, o vice-prefeito Ricardo Benassi, o gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcos Galdino, o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Humberto Cereser, além de outros representantes do Executivo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/03/18/prefeitura-de-jundiai-recebe-equipe-do-tic-trens-para-alinhamento-do-projeto/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original