Rota Turística Afro: Prefeitura abre inscrições para formação de agências e empreendimentos interessados

Publicada em 19/03/2025 às 14:00

Estão abertas as inscrições gratuitas para os interessados em participar da primeira turma de formação da Rota Turística Afro de Jundiaí. Composta por quatro encontros presenciais, a formação é destinada a guias, agências e demais empreendimentos ligados ao Turismo, expositores e atrativos diversos da Gastronomia, Hotelaria, Vestuários, propriedades rurais e vinícolas, além de comerciantes em geral do segmento, interessados na exploração comercial da proposta. As inscrições gratuitas devem ser realizadas via formulário on-line e estão disponíveis 100 vagas.

Para os participantes que concluírem a formação com participação integral nas quatro atividades, a Prefeitura irá disponibilizar o Selo Baobá, para ser afixado no comércio ou escritório, que atesta a autorização para exploração temática e comercial dentro do conceito da Rota – o nono roteiro criado pela Prefeitura.  

Com quatro encontros presenciais, formação gratuita é destinada aos interessados na participação e exploração comercial da proposta

O primeiro encontro formativo será na quinta-feira (27), a partir das 18h30, na Sala Josette Feres do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro) e contará com as palestras de Hubber Clemente, que é fundador da Afroturismo Hub e membro do Grupo de Trabalho do Afroturismo-SP, e de Marcela Moro, gestora de Agronegócio Abastecimento e Turismo da Prefeitura. A atividade também irá marcar o lançamento do site oficial da Rota.

Já o segundo encontro está marcado para o dia 08 de abril (terça-feira) e também será realizado na Sala Josette Feres às 18h30. O tema do encontro será Letramento Racial, processo vinculado ao entendimento e à conscientização sobre as relações raciais presentes na sociedade, e terá mediação de Solange Barbosa, Turismóloga especialista em Afroturismo, CEO da Rota da Liberdade, designer de roteiros turísticos e Conselheira Nacional de Turismo.

O terceiro encontro será no dia 23 de abril (quarta-feira), sobre abordagem histórica da presença dos negros no Município. O encontro será novamente às 18h30, na Sala Josette Feres, e terá mediação de Valéria de Paula Ignácio e Denilson Ricardo André, servidores da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

O encontro final será no dia 13 de maio (terça-feira), no período da manhã, e contará com as visitas dos participantes aos pontos que integram a “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí”, iniciativa de Educação Patrimonial da Unidade de Gestão de Cultura. O encerramento da atividade será no Clube 28 de Setembro, um dos pontos que integram a Rota, e onde será realizado almoço com opções gastronômicas temáticas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4589-6800.

Quem prestigiou a edição deste ano da Festa da Uva e Expo Vinhos pôde conferir o estande da nova Rota Turística lançada pela Prefeitura

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/03/19/rota-turistica-afro-prefeitura-abre-inscricoes-para-formacao-de-agencias-e-empreendimentos-interessados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original