Contra a dengue, estudantes e Agentes Comunitários de Saúde orientam moradores na Vila Maringá
Publicada em 23/03/2025 às 13:00Alunos da EMEB Aparecido Garcia e a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maringá se uniram, nesta semana, para uma missão especial: convocar os moradores do bairro para a luta contra a dengue. De casa em casa, os estudantes e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) alertaram sobre a necessidade da adoção de ações preventivas para evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. As equipes também passaram pelos comércios, deixando o recado e cartazes informativos.
“Eu não quero ter dengue e não quero que ninguém tenha. Essa doença é muito grave. Então, temos que colaborar! Não podemos deixar objetos com água parada, porque senão logo teremos larvas e novos mosquitos”, afirmou o estudante Guilherme Santana, de 10 anos, nos imóveis em que passou.

O gerente da UBS, enfermeiro Diego Bernandes, ressaltou que a ação é mais uma importante parceria intersetorial para a prevenção e promoção da saúde da população do território. “A força tarefa montada hoje se soma as estratégias para reforçarmos a sensibilização dos moradores. A criança, além de ser uma multiplicadora de informação, consegue fazer a comunicação assertiva. Com a ajuda de todos, podemos vencer a dengue, que é uma doença prevenível”, frisou.
A diretora da EMEB, Claudete Formis, ressalta que a iniciava também é parte do projeto realizado pelas turmas dos quintos anos, que contou com uma exposição educativa e a gravação de um vídeo com orientações sobre os cuidados com o ambiente, os sintomas da doença e a importância da vacinação. “Desde o início do ano, estamos trabalhando com esse tema, envolvendo toda a comunidade escolar. Hoje, é mais uma ação, a partir de uma parceria importante com a saúde, para sensibilização de toda a nossa comunidade. Os alunos estão sendo os protagonistas para fazer a diferença. A dengue é uma doença grave e temos que agir”, enfatizou.


Aprovação
Os moradores Rosa e Benedito Flávio, após receberem as orientações, aproveitaram para tirar dúvidas e parabenizar as equipes pelo cuidado com a população.
“Muito interessante o que estão fazendo juntos. A gente tem a consciência dos perigos, mas outros podem não ter. Com a ajuda das crianças, quem sabe as pessoas acreditem no perigo dessa doença e façam o dever de casa, ou seja, a sua parte para evitar o mosquito”, destacou Benedito.
Neste ano, Jundiaí já acumula 994 casos de dengue.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ 
- 
				 31/10/2025 
				
					 Estudantes do Centro de Línguas recebem palestra de pesquisadora italiana sobre imigração Estudantes do Centro de Línguas recebem palestra de pesquisadora italiana sobre imigração
- 
				 31/10/2025 
				
					 Parceria entre Prefeitura de Jundiaí e Hospital A.C. Camargo avança para aprimorar a rede oncológica do município Parceria entre Prefeitura de Jundiaí e Hospital A.C. Camargo avança para aprimorar a rede oncológica do município
- 
				 31/10/2025 
				
					 Fundo Social entrega kits do projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes da UBS São Camilo Fundo Social entrega kits do projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes da UBS São Camilo
- 
				 30/10/2025 
				
					 Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



