Yoga auxilia pacientes da UBS Morada das Vinhas
Publicada em 31/03/2025 às 12:30A prática do yoga tem mostrado resultados positivos para os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada das Vinhas, em Jundiaí. A atividade é uma das ofertadas em equipamentos da Atenção Básica da cidade para promover a recuperação e a saúde integral da população.
O grupo de yoga da UBS conta com 51 participantes, que se reúnem uma vez por semana. São jovens, adultos e idosos que, a partir dos exercícios respiratórios, da meditação e das posturas, estão alcançando o equilíbrio mental e corporal.

De acordo com o educador físico Marlon Beisiegel, que integra a equipe emulti da região, a atividade é uma das 29 Práticas Integrativas Complementares (PICs) ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele explica que o yoga é uma filosofia indiana que visa trabalhar tanto as questões orgânicas do corpo quanto as psicológicas, auxiliando os participantes a se conectarem consigo mesmos.
“As pessoas passam a se observar, percebendo sua energia vital e permitindo que ela flua, o que reflete em um maior gerenciamento das emoções e, consequentemente, em uma vida mais saudável e equilibrada, com melhora nas questões de saúde e na prevenção de doenças”, afirma Beisiegel.
Maria Hilda dos Santos, aposentada e participante do grupo desde novembro, compartilha sua experiência com a prática. “Parei de trabalhar e sentia a necessidade de movimentar minha mente para evitar a depressão. Eu também sempre fui muito ansiosa, mas hoje sou uma pessoa mais calma, aprendi a realizar minhas tarefas com mais tranquilidade. Eu não falto uma aula. Me sinto muito bem”, conta.
Sônia Aparecida de Deus, também aposentada, destaca outro benefício importante: a oportunidade de socializar. “Minha autoestima aumentou muito, pois consegui o que procurava: equilíbrio, saúde e a chance de conhecer novas pessoas. Algumas moram perto de minha casa, mas eu nunca tinha contato. Estar nesse grupo faz muito bem”.


Rede
No Município, o yoga é apenas uma das diversas atividades terapêuticas oferecidas nas UBSs e Clínicas da Família. Além dessa prática, a população pode participar de grupos como meditação, auriculoterapia, Liang Going e dança circular, todas focadas em cuidar da saúde por meio da escuta acolhedora, do fortalecimento dos laços terapêuticos e da criação da conexão entre o ser humano, o meio ambiente e a sociedade.
Para participar de qualquer uma dessas atividades, os moradores devem procurar a unidade de saúde de referência em sua região e se inscrever nas atividades disponíveis.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
01/04/2025
Dengue: empresas e comércios também devem atuar no combate à doença
-
30/03/2025
Saúde estimula combate à obesidade com ações nas UBSs e Clínicas da Família
-
29/03/2025
Dengue e Febre Amarela: profissionais da RMJ participam de capacitação
-
26/03/2025
Prefeitura inicia a campanha “Xô dengue”
Baixe as fotos desta notícia na resolução original