Comitiva de Barretos busca modelo de programa jundiaiense para preservação e proteção ambientais

Publicada em 09/04/2025 às 11:00

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) recebeu a visita de uma comitiva de Barretos interessada em iniciativas desenvolvidas pela pasta, como o “Nascentes Jundiaí”, programa que abarca uma série de ações ambientais para conservação, recuperação e proteção de mananciais da cidade. Outro tema estudado pelo grupo, composto por representantes da Prefeitura e de técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB), foi o programa de subvenção de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), destinada a propriedades produtivas que garantam preservação de fragmentos de mata nativa da flora brasileira, dentro e fora das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal.

A visita técnica com representantes do Município paulista localizado a cerca de 370 quilômetros contou com reuniões de trabalho no Paço Municipal e visitas a duas propriedades rurais com áreas em processo de restauração ambiental, com plantios de árvores nativas.

Além do Paço Municipal, comitiva também visitou propriedades rurais com áreas em processo de restauração ambiental

“A equipe de Barretos tomou conhecimento das boas-práticas de Jundiaí nesses segmentos durante uma palestra da servidora e engenheira florestal Ana Maria Martins num evento em Olímpia, no ano passado. Isso inspirou a visita a Jundiaí, a fim de aprofundar nos temas e compreender todo o arcabouço legal envolvido para sua implementação. Em vista do enfrentamento de um problema hídrico que Barretos precisou enfrentar no ano passado, para nós da Prefeitura é motivo de muita honra saber que Jundiaí serviu de inspiração e modelo, contribuindo desta forma”, comentou o diretor do Departamento de Agronegócio da UGAAT, Sérgio Pompermaier.

A comitiva barretense foi composta pelo biólogo Rafael Damian, da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade; pela engenheira civil Tayná Lucatti, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB); o diretor regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Barretos, Rolando Carvalho, e o assistente de planejamento do órgão, João Giacchetto.

Rafael detalhou a importância da visita e do contato com a Prefeitura de Jundiaí. “Procurávamos projetos que viabilizassem a recuperação de mananciais de áreas rurais, mas que isentassem os proprietários dos custos envolvidos. A experiência de Jundiaí caiu como uma luva e inspirou Barretos, tendo como principais diferenciais a competência técnica e receptividade da equipe da Prefeitura, a boa organização e resultados obtidos pelo programa, além de uma curva de aprendizado e de seus fluxos sólidos, que fizeram com que amadurecêssemos a ideia de modo muito rápido. Foi uma visita muito proveitosa, que supriu a nossa demanda no detalhamento técnico”, comentou o biólogo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/04/09/comitiva-de-barretos-busca-modelo-de-programa-jundiaiense-para-preservacao-e-protecao-ambientais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original