CEREST e Ministério Público do Trabalho debatem saúde e segurança do trabalhador
Publicada em 11/04/2025 às 10:14O Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) de Jundiaí, vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), e o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizaram, na última quarta-feira (9), uma audiência pública no Paço Municipal. O evento teve como tema central “Gestão da Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora em face dos impactos advindos das mudanças climáticas” e faz parte das ações do Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre a segurança e saúde do trabalhador brasileiro.
A abertura foi realizada pela gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci. Além de representantes de indústria e comércios, compareceram integrantes de sindicatos, associações e entidades. A atividade também contou com a presença da diretora de Vigilância em Saúde, Flávia Pagliarde Cerezer, e da gerente do CEREST, Gabriela Souza Antunes.

A audiência foi moderada pelo coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, engenheiro de segurança do trabalho André Mestriner; pela procuradora do trabalho do MPT da 15ª região de Campinas e coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CODEMAT), Luana Lima Duarte; e pelo diretor do grupo de higiene e segurança do trabalho do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), engenheiro de segurança, Sandoval Lúcio da Silva, que destacaram a necessidade das medidas de mitigação e de adaptação dos ambientes de trabalho frente as mudanças climáticas, especialmente em relação às ondas de calor, e discorreram sobre as principais normas protetivas para os trabalhadores.
“Esse evento é para sensibilizar os empregadores, considerando que as mudanças climáticas estão exigindo adaptações, sendo algumas mais específicas para garantir a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais. É necessário que os empregadores adotem postura proativa, definindo e implementando planos de ação”, afirmou Mestriner.
A gestora de Promoção da Saúde também enfatizou a importância da iniciativa, ressaltando que o Brasil tem enfrentado ondas de calor extremo com frequência e intensidade sem precedentes. “Fomentar o diálogo sobre esse tema, com vários segmentos, é essencial para ampliar o cuidado à saúde do trabalhador”, observou.
Abril Verde
O Abril Verde é um mês que também remete ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, em memória às vítimas de um acidente em uma mina nos Estados Unidos que vitimou 78 trabalhadores. No Brasil, a data foi oficializada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho pela Lei nº 11.121, em 2005.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
12/04/2025
Dengue: apesar das ações para conscientização, criadouros continuam sendo encontrados nos imóveis
-
11/04/2025
Sábado tem vacinação contra Febre Amarela na área rural
-
08/04/2025
Jundiaí apresenta experiências em congresso de saúde
-
04/04/2025
VISAM identifica morcego com raiva e orienta população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original