Estudantes das escolas municipais de Jundiaí contam com alimentação balanceada e cardápio elaborado por nutricionista

Publicada em 02/05/2025 às 17:58

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Educação (UGE) garante uma alimentação nutritiva, balanceada e de qualidade para todas as crianças da Rede Municipal de Ensino de Jundiaí, inclusive para a faixa etária de 0 a 3 anos matriculadas nas 28 creches.

Com cardápio elaborado por nutricionista da própria rede, as refeições diárias são preparadas nas unidades escolares e seguem padrões de qualidade e equilíbrio nutricional.

Na EMEB Professor Naman Tayar, no Jardim Ângela, a pequena Helena, de apenas 3 anos, mostra todo o entusiasmo com o cardápio do dia a dia. “Eu gosto de carninha, arroz, feijão e salada de tomate”, contou a pequena, que está entre os 92 alunos atendidos em período integral na unidade.

A nutricionista da UGE, Nívea Cristina Maeda Takemoto, destaca que, mesmo sendo referência, as refeições ofertadas em Jundiaí estão em constante aprimoramento. “Seguimos as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, e estamos sempre buscando incluir mais alimentos in natura e minimamente processados. Já avançamos com a introdução das PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como ora-pro-nóbis e vinagreira”, ressalta.

Segundo Ellen Lucas Rozante, diretora do Departamento de Educação Infantil, nas escolas integrais diariamente são servidos café da manhã, fruta, almoço e uma refeição para as crianças. Já nas creches parciais, são ofertadas 3 refeições.

“Todo o cardápio é cuidadosamente elaborado com alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, preparados nas próprias escolas. As hortaliças, por exemplo, são todas orgânicas e fornecidas pelo projeto Vale Verde”, explica.

Outro diferencial é a exclusão de açúcar nos alimentos ofertados às crianças da Educação infantil I, com a inclusão bolos e pães feitos com ingredientes naturais, e o aumento de oferta de frutas.

Momento da refeição – grupos reduzidos de crianças
A gestora da UGE, Priscila Costa, explica ainda que além da alimentação balanceada e saudável, o momento das refeições é feito em pequenos grupos de crianças, proporcionando maior atenção dos profissionais que as acompanham nesta ocasião. “Dessa forma conseguimos observar os hábitos alimentares e preferências das crianças, promovendo um ambiente mais acolhedor e saudável para a introdução de novos alimentos.”

Durante a manhã desta quarta-feira (30), o prefeito Gustavo Martinelli esteve na EMEB Professor Naman Tayar para acompanhar de perto a alimentação das crianças.

“A alimentação das nossas crianças é uma prioridade. Temos a obrigação de oferecer refeições saudáveis, nutritivas e equilibradas. Temos um cardápio elaborado por nutricionistas, com produtos frescos, orgânicos e cultivados de forma sustentável, como os que recebemos do Vale Verde. Uma boa alimentação é essencial para o desenvolvimento físico e para a saúde das nossas crianças”, destacou Martinelli.

Prefeito Gustavo Martinelli acompanha a alimentação nas escolas municipais

Educação alimentar desde cedo
Todas as creches municipais contam com hortas escolares, onde as crianças aprendem sobre os alimentos e a importância de uma alimentação saudável. As hortas recebem insumos e orientação do projeto Vale Verde, que também abastece diretamente a merenda escolar.

“A ideia é que nossas crianças se desenvolvam cada vez mais e que diariamente recebam os nutrientes necessários para o dia a dia”, afirmou Marli Grego, diretora da EMEB Naman Tayar.

Vale Verde
Localizada no espaço da ETEC Benedito Storani, no Recanto Quarto Centenário, a Horta Vale Verde ocupa um terreno de 50 mil m². De lá saem produtos como rúcula, alface, cheiro-verde, entre outros, todos cultivados sem agrotóxicos ou adubos químicos, com controle de pragas realizado de forma natural.

A supervisora de sustentabilidade da Educação, Marina Formis de Oliveira, responsável pelo trabalho formativo e pedagógico da horta Vale Verde, reforça a importância da ação:

“Além de fornecer alimentos de qualidade para a rede, possuímos na Vale Verde um Banco de PANCS – são 5mil m² de plantio, fornecendo mudas para as creches para o consumo e o plantio final para finalidades pedagógicas”

Com iniciativas como essas, Jundiaí reafirma seu compromisso com o bem-estar e a saúde das crianças da rede municipal.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/05/02/estudantes-das-escolas-municipais-de-jundiai-contam-com-alimentacao-balanceada-e-cardapio-elaborado-por-nutricionista/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original