Formação oferecida pelo NATE estimula protagonismo digital entre estudantes da rede municipal
Publicada em 03/05/2025 às 15:00Com foco no uso criativo das tecnologias em sala de aula, alunos do 5º ano da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins participaram, nesta semana, de uma oficina que utiliza plataformas digitais para incentivar a criatividade, a organização das ideias e o uso da tecnologia a favor da educação.
A atividade faz parte de uma série de formações oferecidas pelo Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE) da Prefeitura de Jundiaí, que já contemplaram 48 turmas desde março.

A proposta utiliza tablets, Chromebooks e lousas interativas para desenvolver habilidades digitais e ampliar o repertório criativo dos estudantes. Segundo a equipe pedagógica, a iniciativa busca estimular o protagonismo das crianças no ambiente digital.
“Eles são nativos digitais, mas em geral consomem tecnologia de forma passiva, por meio de redes sociais e jogos. A oficina propõe o contrário: que eles criem, que se tornem produtores de conteúdo”, explica Fabiana Almeida Castro, professora do NATE e responsável pela formação. “Ao trabalhar com o Canva, eles desenvolvem raciocínio lógico, criatividade e colaboração.”
Para a professora Fernanda Martines Godoi, do 5º ano, o uso do Canva se articula com os projetos de leitura e escrita já existentes na escola. “No final do ano, eles escrevem um conto, e agora poderão ilustrar e diagramar seus textos. Isso fortalece o envolvimento deles com a produção textual.”
Laura Graciela Bezerra, de 10 anos, afirmou ter gostado da experiência. “Eu já fazia edições no celular, mas nunca tinha usado o Canva. Gostei porque aqui tem mais opções, e é mais fácil mexer no computador.” Já Davi Lucas Vasconcelos, de 11 anos, contou que pretende usar a plataforma para criar convites e cartões em casa: “Agora que aprendi, quero fazer de tudo”.


Juliana Vidotti, coordenadora do Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE), conta que a oficina permite que os alunos desenvolvam habilidades para além do conteúdo escolar. “A proposta é que eles entendam a tecnologia como ferramenta de criação, e não apenas de consumo.”
A oficina deve continuar até o início de julho e, diante da demanda, a equipe do NATE planeja expandi-la no segundo semestre para atender outras escolas da rede municipal.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
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