Oficina de confecção de jogos no Fab Lab incentiva o uso do laboratório pelos educadores da rede municipal
Publicada em 16/05/2025 às 13:00Como forma de incentivar e otimizar o uso do Fab Lab pelos educadores da rede municipal de ensino, principalmente dos docentes da Educação Infantil, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) tem promovido uma série de formações com foco no desenvolvimento de atividades pedagógicas para uso em sala de aula.
Intitulada oficina de Confecção de Jogos e Brinquedos, a atividade tem início com uma apresentação sobre a estrutura e equipamentos e possibilidades do laboratório. Em seguida, os educadores podem investigar algumas opções de jogos desenvolvidos, a fim de adaptar às necessidades de suas turmas, como jogos de memória, de alfabetização, pareamento, percurso, de coordenação motora e de rotinas personalizadas, além de quebra-cabeças, teatro de luz e sombra e de peças de encaixe.
Educadores da Emeb Professora Benedita Alzira de Moraes Camunhas, no Fazenda Grande, utilizaram o espaço. Na fase de investigação, o jogo de rotinas personalizadas chamou logo a atenção da Gisele Massotti, educadora do G5.

“No ano passado, identifiquei que três estudantes da minha turma precisavam de alternativas que os tranquilizassem em relação ao tempo. Por isso, criei um painel com as marcações dos horários das atividades para desenvolvimento, como a vinda do professor especialista, a ida ao parque e as saídas para colação e merenda. Funcionou muito bem, mas eu fiz de papelão plastificado e precisava mudar manualmente e com um prendedor de roupas sobre as imagens para demonstrar a passagem do tempo. Com este modelo aqui será muito mais fácil. Além de ser de madeira, o material conta também com um ponteiro móvel, tornando ainda mais fácil e efetiva a demonstração dos horários”, comemorou a educadora.
Sheila Hamburg, diretora do Centro de Línguas e Tecnologia da Informação Antonio Houaiss, ao qual o laboratório é vinculado, explica a proposta da oficina. “Por meio destes encontros, ampliamos o acesso dos educadores ao Fab Lab, permitindo que eles desenvolvam, de modo personalizado, os materiais de que precisam, e que confiram de que forma a estrutura do laboratório pode favorecer as suas práticas enquanto docentes. Além de gerar repertório, isso repercute nas aprendizagens das crianças em sala de aula e contribuem para o ensino por meio de uma abordagem lúdica e interativa.”
As atividades contam com a mediação do coordenador do laboratório, Alan Meira, e dos professores de projetos Caroline Begiato, Julia Chrockatt e Katia Oliveira. O material desenvolvido pelo educador durante a oficina é disponibilizado para o seu uso em sala de aula, com sua turma.

Além da oficina de Confecção de Jogos e Brinquedos, a UGE tem realizado ao longo deste semestre também a oficina Programação com Scratch e introdução à Robótica Educacional, esta para estudantes. As novas vagas para o 2º semestre serão divulgadas diretamente às unidades escolares assim que disponibilizadas.
Criado por meio de uma parceria da Prefeitura com o Sesi, o Fab Lab é um laboratório que estimula a criatividade e a investigação para prototipagem de soluções instalado no Complexo Argos. Até o momento, já passaram pelo local mais de 12 mil estudantes da rede municipal de ensino e outros mais de 2 mil educadores da rede para formações.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
11/05/2025
Projeto de atividades físicas para cozinheiros da rede municipal de ensino mira na prevenção e autocuidado
-
07/05/2025
Centro de Línguas abre vagas para cursos gratuitos e inspira vivências dos estudantes com novos idiomas
-
06/05/2025
Varejões noturnos do Eloy e da Argos contarão também com bancas do Jundiaí feito à Mão
-
03/05/2025
Formação oferecida pelo NATE estimula protagonismo digital entre estudantes da rede municipal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original