Com a mudança de temperatura, cuidados devem ser redobrados para evitar doenças respiratórias
Publicada em 28/05/2025 às 10:00Com o alerta sobre a passagem de uma frente fria pelo território paulista, prevista para os próximos dias, a Prefeitura de Jundiaí reforça a necessidade da adoção pela população de medidas para a prevenção de doenças respiratórias. A exemplo do País, os casos de síndromes gripais avançam no Município, com agravamento dos quadros, principalmente, entre as crianças menores de dois anos e os idosos.
A clínica geral e geriatra, Patrícia Ledo Martins Costa, explica que a mudança na temperatura, favorece o aparecimento de infecções respiratórias e crises alérgicas, sobretudo nas populações mais sensíveis: os idosos, as crianças e as pessoas alérgicas. Entre os motivos é que, além da maior circulação de vírus respiratórios (comum nesta época), ocorre modificação nas características da secreção das vias aéreas.
“Quando há queda de temperatura, temos maior produção de secreção. O nariz fica mais entupido e essa secreção pode se acumular, levando a complicações e outras infecções secundárias. A hidratação oral, ou seja, beber muita água, e a lavagem do nariz com soro fisiológico são medidas importantes que devem ser adotadas por todas as pessoas”, orienta.
A infectologista pediátrica Giovanna Palandri complementa que a mudança de comportamento das pessoas durante o período de frio também favorece o aumento de casos de doenças respiratórias. “Durante o frio, a tendência é que as pessoas se aglomerem em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de vírus. Para evitar isso, é importante arejar os ambientes e usar máscaras, principalmente se alguém estiver com sintomas respiratórios”, destaca.
As especialistas ainda recomendam práticas simples, mas essenciais para auxiliar na prevenção da proliferação das doenças, como lavar as mãos ou higienizar com álcool gel, evitar exposição de crianças pequenas aos locais com muita aglomeração e visitas de pessoas que estejam com sintomas respiratórios, além da vacinação contra a Influenza (gripe) e a Covid-19.
“A prevenção é sempre o melhor caminho. Com cuidados simples, podemos evitar complicações e manter a saúde em dia”, finaliza Giovanna.

Vacinação
Em Jundiaí, o imunizante contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses. A aplicação ocorre, durante a semana, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação de cada equipamento. A vacina contra Covid-19 é disponibilizada para os grupos definidos pelo Ministério da Saúde, seguindo o cronograma publicado no site da Prefeitura.
Rede de Atendimento
Em caso de sintomas gripais leves de síndrome gripal, a recomendação é que o paciente busque atendimento nas UBSs e Clínicas da Família de seu bairro.
Na ocorrência de falta de ar, febre alta persistente ou se for parte de algum grupo de risco (diabete e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, imunossuprimidos), pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos, a UGPS orienta que o paciente procure os Pronto Atendimentos (PAs):
* PA Ponte São João, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
* PA Retiro, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
* PA Hortolândia, atendimento 24h;
* UPA Vetor Oeste, atendimento 24h.
As unidades de urgência e emergência, seguindo o Protocolo de Manchester, priorizam os acolhimentos conforme a gravidade clínica de cada paciente.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ e Divulgação
-
28/05/2025
Nota Oficial: Jundiaí confirma terceira morte por dengue em 2025
-
26/05/2025
Saúde realiza reunião de emergência com hospitais públicos e privados para reforçar o enfrentamento às Síndromes Respiratórias
-
26/05/2025
Com Clube de Leitura, UBS Caxambu promove a saúde da comunidade
-
22/05/2025
Sábado tem multivacinação na UBS Morada das Vinhas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original